Motoristas e cobradores adiam greve e aguardam pagamento de vale-refeição

 

Os motoristas e cobradores de ônibus aguardam nesta terça-feira (9) a confirmação do pagamento do vale-alimentação para afastar oficialmente a possibilidade de realização de uma greve – que tinha início previsto para esta segunda-feira (8). Este é o último entrave para que a categoria afaste a paralisação, que envolvia a negociação do pagamento retroativo de fevereiro referente aoaumento salarial negociado no mês passado.

Pela manhã, os trabalhadores ainda não tinham um levantamento de quantas empresas já tinham feito os depósitos nas contas dos funcionários. No fim do dia, de acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc), Anderson Teixeira, apenas duas empresas não haviam efetuado o pagamento, mas regularizaram a situação ainda nesta segunda-feira (8). O dinheiro deve cair nesta terça (9).

“A princípio está descartada a possibilidade de greve, mas vamos aguardar até amanhã. A informação que temos é que sai amanhã o crédito no cartão de alimentação, essa é uma informação obtida pela própria administradora do cartão”, relatou.

O acordo entre o sindicato dos trabalhadores (Sindimoc) e o das empresas (Setransp) sobre o reajuste foi fechado em 12 de março, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). De acordo com o Sindimoc, naquela data ficou acordado que no quinto dia útil de abril seria pago o salário de março – já com o reajuste - e o retroativo de fevereiro. A data base da categoria é 1º de fevereiro.

Outro lado

De acordo com a assessoria de imprensa do Setransp, todas as empresas de ônibus fizeram o pagamento ainda na sexta-feira. Alguns trabalhadores ainda não teriam recebido por conta do prazo para a compensação bancária.

Para o sindicato, não existe motivo para a greve, pois o pagamento já foi feito.

Urbs liberou dinheiro para as empresas de ônibus

A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo da capital, afirmou que liberou para as empresas de ônibus aproximadamente R$ 3,1 milhões na sexta-feira.

Segundo a Urbs, o valor é referente ao retroativo da tarifa técnica do período entre 1º e 25 de fevereiro e que foi reajustada em 26 de fevereiro.

A tarifa técnica é o custo real do transporte que é pago às empresas e que inclui os custos dos salários de motoristas e cobradores.

Segundo a Urbs, o Sindimoc e o Setransp já tinham sido avisados que a liberação desse valor seria feita nesta sexta-feira (5).

Fonte: Gazeta do Povo