Funcionários do Banco do Brasil aprovam greve de 24 horas no dia 30 em Curitiba

 

Os funcionários do Banco do Brasil se reuniram em assembleia, na noite da última quinta-feira (25), em Curitiba, para deliberar sobre a greve de 24 horas na próxima terça-feira, dia 30, contra os ataques aos direitos conquistados e que o banco retirou em um só golpe com a implantação do Plano de Funções Gratificadas e de Confiança. 

Por ampla maioria, os trabalhadores presentes aprovaram a paralisação e marcaram uma assembleia organizativa para o dia 29. "Na próxima terça-feira (30), todos os bancários do BB devem cruzar os braços e externar sua insatisfação com a direção do banco. Não vamos permitir a retirada de diretos nem a continuidade das tiranias. Basta!", conclama André Machado, diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Basta de retirada nos direitos! 

Implantado unilateralmente pelo Banco do Brasil no final de janeiro, o Plano de Funções Gratificadas e de Confiança elimina grande parte dos efeitos das conquistas de 36% de aumento real no piso e 16% de aumento real nas gratificações de funções e verbas da última década. 

Além disso, o plano reduz as gratificações de funções em até 80% e elimina a percepção da conquista da carreira de mérito. "Estamos todos indignados com a intransigência do BB em não abrir um canal de negociação com os seus trabalhadores e não vamos ficar calados!", destaca Otávio Dias, presidente do Sindicato.

Basta de tirania! 

Dando continuidade ao processo assediador que pratica cotidianamente, na manhã do dia 25, a direção do Banco do Brasil publicou mais um Boletim Pessoal, incitando os funcionários a comparecerem às assembleias sindicais para rejeitar a greve de 24 horas. 

A mensagem pessoal nem mesmo disfarçou o objetivo autoritário, ameaçando os sindicatos e funcionários e dizendo que irá combater o direito de greve e de livre manifestação garantidos pela Constituição Federal. "O funcionalismo não teme as ameaças do BB, já mostrou isso na assembleia e vai reiterar durante a paralisação do dia 30", finaliza André Machado.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Curitiba