Com fim da greve, entregas devem ser normalizadas em 10 dias. Hoje 92% dos funcionários compareceram

Os Correios vão levar cerca de 10 dias para normalizar a situação das entregas no Paraná. Hoje, de acordo com as informações do sistema eletrônico de ponto, 92,43% dos funcionários compareceram ao trabalho. A estimativa é que até sexta-feira 80% das entregas que estão atrasadas sejam feitas. O restante deve chegar até, no máximo, a próxima semana.

O restante dos funcionários dos Correios deve voltar amanhã (quinta) ao trabalho. Eles estavam em greve desde o dia 17 de setembro. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu por um reajuste salarial de 8% e a manutenção do atual plano de saúde. A volta ao trabalho foi definida em assembleias feitas ontem em Curitiba, Maringá e Londrina e hoje em Foz do Iguaçu, Cascavel e Ponta Grossa. O diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Alexandre Basílio, explica que o ponto positivo foi a manutenção do plano de saúde sem descontos no salário.

As questões trabalhistas não foram solucionadas em negociação direta com a empresa, por isso o problema foi repassado ao poder judiciário. O diretor do sindicato lamenta esta situação, mas afirma que todos os trabalhadores do Estado devem voltar ao trabalho.

O Tribunal também determinou reajuste de 6,27% nos benefícios e um vale-extra de 650 reais. Os trabalhadores vão ter que compensar os dias em que fizeram greve para normalizar a entrega de cartas e encomendas em todo o país. A compensação vai ser feita com os funcionários trabalhando duas horas a mais de segunda a sexta-feira pelo prazo de 180 dias.

Fonte: Rádio Band News Curitiba.