Protesto cobra aplicação da “lei da dupla função” em São José dos Pinhais

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região (Sindimoc) organiza uma mobilização na manhã desta terça-feira (26) em terminais de ônibus de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A entidade cobra a aplicação da chamada “Lei da Dupla Função” pela empresa Viação São José. A lei foi aprovada no ano passado e proíbe que motoristas acumulem a função de cobrador.
 
Uma assembleia da categoria foi realizada nesta terça-feira (26) entre 4h30 e 5 horas. Neste período, segundo o Sindimoc, os ônibus não circularam. O protesto segue nesta manhã com faixas e cartazes e se concentra em dois terminais da cidade, o Central e o Afonso Pena.
 
Procurada pela reportagem, a Viação São José informou que há atrasos no transporte de passageiros, mas avisou que é o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) que se manifestará sobre o tema. A reportagem já entrou em contato com o Setransp e aguarda retorno.
 
Segundo o Sindimoc, cerca de 80 ônibus da Viação São José circulam só com motorista. Outros cerca de 130 ônibus da empresa trafegam com motoristas e cobradores. “A empresa não cumpre a lei. Temos motoristas com dificuldade para dirigir e cobrar dos usuários. E eles têm sofrido assédio moral por causa disso”, diz o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.