Prefeitura denuncia Sindimoc e pede frota mínima em caso de greve dos ônibus na 2ª feira

Urbanização de Curitiba (Urbs) denunciou o Sindicato dos Motoristas e Cobradores da capital e região (Sindimoc) ao Ministério Público do Trabalho devido à paralisação realizada nesta segunda-feira (15). O órgão entrou, ainda, com ação cautelar na Justiça para que haja uma frota mínima em caso de greve – o indicativo foi aprovado pelos trabalhadores na noite de ontem e a paralisação marcada para as 0h da próxima segunda-feira (22).

A informação foi divulgada pela Prefeitura da cidade em página oficial no Facebook na tarde de hoje. De acordo com o comunicado, a Urbs entende a greve como “abusiva”. O órgão também fez denúncia no MP-PR de Defesa do Consumidor por interrupção ilegal de serviço essencial à população.

onibus-greve

(Foto: Pedro Ribas/ SMCS)

Além disso, sanções administrativas (como notificação e autuação) serão tomadas contra as empresas por não cumprimento das tabelas de operação do transporte, segundo a Prefeitura.

De acordo com o Sindimoc, a categoria protestou contra uma suposta perseguição das empresas contra dirigentes sindicais, que estariam sendo sistematicamente demitidos, especialmente depois das mobilizações de janeiro e fevereiro deste ano, relacionadas a atraso nos salários.

Fonte: Banda B