Motoristas e cobradores encerram greve de ônibus após pagamento de salários

Motoristas e cobradores encerram greve de ônibus após pagamento de salários

Terminou nesta quinta-feira (14) a greve de motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e Região.

A última empresa inadimplente com os funcionários, a Araucária Filial, realizou o depósito dos salários por volta das onze horas da manhã e, aos poucos, os funcionários voltaram ao trabalho.

Com a greve, iniciou-se a negociação que pode fazer com que as tarifas aumentem em Curitiba ainda neste mês. O presidente da Urbs, Roberto Gregório, admite que a negociação salarial de motoristas e cobradores, prevista para fevereiro, pode ser antecipada pela necessidade de agilizar as decisões. Ainda segundo o presidente, não há previsão para o novo valor da tarifa, mas a prefeitura não vai ceder ao pedido dos empresários por uma tarifa técnica de R$ 4 reais. “Esse é um valor que nós não aceitamos e não vamos adotar”, garante.

O Setransp nega que as empresas tenham pedido esse valor pela tarifa técnica. O sindicato afirma que a questão precisa ser resolvida de acordo com o que prevê o contrato de concessão. Na próxima terça-feira (19), a database de motoristas e cobradores deve estar na pauta da audiência mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho. Na reunião, também serão debatidas as multas recebidas pela categoria após o não-cumprimento da frota mínima durante o primeiro dia de greve.

VIA PARANÁ PORTAL