Motoristas têm oportunidade para reaver CNH

Até o fim de abril, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) vai oferecer 12 mil vagas extras para o curso de reciclagem de motoristas infratores em Curitiba. As aulas acontecerão todos os fins de semana, a partir da próxima sexta-feira (9), e devem reunir 200 pessoas por disciplina na sede do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná (Setcepar).

"Isto significa que, somente com as aulas extras, em sete fins de semana, atenderemos o equivalente a 23% do total de alunos do ano passado", afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. Em 2011, o Paraná registrou 2,5 milhões de infrações de trânsito e 53.657 pessoas participaram dos cursos de reciclagem do Detran.

Para ampliar o quadro de instrutores, o Departamento lançou dois editais para o Processo de Captação de Docentes para o Curso de Reciclagem de Condutores Infratores. Participaram do processo seletivo 126 servidores da autarquia, dos quais 51 foram aprovados e já estão lecionando.

De acordo com o coordenador de educação para o trânsito do Detran, Juan Ramon Sotto Franco, os aulões extras serão divididos por disciplinas, dentro dos quatro temas exigidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

"Assim, os motoristas poderão se inscrever apenas para os módulos que ainda não concluíram, como direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e relacionamento interpessoal", disse.

As inscrições podem ser feitas no site www.detran.pr.gov.br e nas unidades de atendimento do Detran nos bairros Tarumã, Hauer e Centro. Vale lembrar que as vagas são exclusivas para aqueles motoristas que iniciaram alguma matéria no curso modular, até 29 de fevereiro.

O auditório do Setcepar fica na Rua Almirante Gonçalves, 1.966, no bairro Rebouças, em Curitiba. As aulas acontecem às 17 horas, na sexta-feira, e às 8 horas no sábado e no domingo.

Fonte: Parana-Online