Motorista é multado e reclama; Urbs diz que orienta empresas a não multar mais

Um motorista de ônibus, que trabalha numa linha movimentada da capital, ligou para Banda B no início desta semana, informando que recebeu uma multa no valor de R$ 300,00, por ter cometido uma irregularidade, ainda no ano passado. Ele pediu para não ter o nome divulgado; afirmou que permitiu que uma passageira idosa, que possuía o cartão de isento, descer pela porta de frente do coletivo.

“O ônibus estava lotado e ela carregava muitas sacolas. Não teria como passar a catraca e descer pelas portas de trás, então abri uma exceção. Um fiscal descaracterizado viu e me multou. Tentei me justificar, mas não teve jeito, a multa veio”, afirmou em entrevista ao vivo no programa Luiz Carlos Martins.

 

Não pode multar

Em 2011, o prefeito Luciano Ducci (PSB) assinou um decreto que elimina as multas em dinheiro contra os motoristas. O diretor de transporte da Urbs (Urbanização de Curitiba S.A.), Antônio Carlos Araújo, explicou como funciona o novo processo de autuação dos condutores do transporte coletivo.

“A empresa é notificada e se apresentar uma prova de que o motorista recebeu um curso de reciclagem, a multa em dinheiro é revogada. Caso contrário a empresa é quem paga a multa. Não há possibilidade da multa ir para o motorista”, disse Araújo.

 

Ajuda do sindicato

No caso do motorista citado acima, a infração havia acontecido antes do último dia seis de dezembro - data que o decreto 1884/2011 entrou em vigor. Nestes casos, uma alternativa pode ser procurar o Sindimoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região).

“Nossa assessoria jurídica está à disposição dos motoristas, para a revogação das multas ou a aplicação de medidas alternativas, ao invés de ter o desconto no salário”, disse Anderson Teixeira, presidente do sindicato. O telefone do Sindimoc é (41)3234-8600.

A Setransp (Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos Interurbanos do Estado do Paraná), foi comunicada do caso. A assessoria informou que enviaria uma nota, não recebida até o fechamento da reportagem.

Fonte: Banda B