Notícias do Sindimoc

Sindimoc rechaça proposta do patronal para Campanha Salarial 2017

Sindimoc rechaça proposta do patronal para Campanha Salarial 2017

Em audiência realizada na tarde desta quinta-feira (16) na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) rechaçou a proposta de reajuste de 3.81% feita pelo patronal. Além de estar muito longe do solicitado na pauta de reivindicações (15% sobre o piso salarial atual), ela sequer cobre a inflação acumulada nos últimos 12 meses, que, conforme Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), foi de 5,43%.

No Vale Alimentação, o reajuste proposto pelo patronal representaria um incremento de apenas R$ 19,50, enquanto a pauta de reivindicações pede que seja igual ao oferecido aos funcionários da Urbs.

“A proposta não faz jus com o trabalho da categoria, nem a valorização dos nossos profissionais. Ficamos frustrados e esperamos bom  senso na próxima reunião de negociação”, afirmou o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira .

Durante a audiência, os trabalhadores solicitaram ao patronal que amplie por mais 30 dias a garantia de data-base para 1º de fevereiro. A atual garantia contempla todo o mês de fevereiro, mas como a negociação está lenta, pode entrar março adentro. Por isso, o Sindimoc exige essa garantia adicional que, na prática, assegura que mesmo que o acordo seja fechado em março, será pago retroativo à 1º de fevereiro. Como não houve resposta no ato, foi dado prazo *até amanhã* para que patronal se pronuncie.

Urbs e Comec omissas

Embora tenham sido convidadas participarem da audiência de conciliação, a Urbanização de Curitiba Sociedade Anônima (URBS S/A) e a Coordenação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) não compareceram. “Um total descaso com o transporte coletivo em Curitiba e Região Metropolitana”, avalia Teixeira.

Nova reunião

A SRTE agendou uma próxima reunião na quarta-feira (22), também às 14h00. “Seguimos na expectativa de que venham com uma proposta digna”, afirma Anderson.

A iniciativa da reunião veio do Setor Jurídico do  Sindimoc, que protocolou a intimação no Setransp (sindicato patronal), e convidou a Urbanização de Curitiba Sociedade Anônima (URBS S/A) e a Coordenação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

A primeira mesa redonda ocorreu em 25 de janeiro, também por iniciativa do Sindimoc.   Desde 2011, o Sindimoc junto com os trabalhadores, conquista os melhores acordos salariais do Brasil na categoria.

Motoristas e cobradores, nós precisamos do seu apoio! Acompanhe e participe das discussões para a negociação. Seguimos firmes para mais uma Campanha Salarial de sucesso!

 

Fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comentários

  • Paulo cezar cerbelo

    17 de fevereiro de 2017 - gloria

    gostaríamos de ser reconhecido pelo nossos patrões nesse momento da forma que somos cobrado. Façam uma oferta de reajuste digno como tivessem preservando o melhor de vossa empresa:qualidade, segurança, pontualidade, principalmente no quesito alimentação pois somos os condutor desse negocio tão emblemático. Se temos companheiros que trabalham no mesmo sistema, porque que nosso vale alimentação é valor diferente, ou seja tão diferente. Fazemos 6 horas árduas, enquanto os fiscais ficam na sombra boa e água fresca. Procurando muitas vezes nos prejudicar.
  • Julian

    16 de fevereiro de 2017 - Glória

    indignação é o que eu sinto ao saber desta noticia total descaso e desrespeito aos trabalhadores do transporte coletivo, curitiba e RMC , esperamos que o sindicato não nos decepcione e fique firme no que foi passado ao patronal... e se não ouver um acordo que seja justo , que façamos GREVE mas uma Greve Geral pra aprenderem a valorizar nosso trabalho...
  • Joilson Ferreira do nascimento

    16 de fevereiro de 2017 - Glória

    O que eles querem é que paremos mesmo, pra justificar o aumento da passagem e jogar os passageiros contra nós...
  • Joilson Ferreira do nascimento

    16 de fevereiro de 2017 - Glória

    O que eles querem é que paremos mesmo, pra justificar o aumento da passagem e jogar os passageiros contra nós...
  • Iramil Ferreira da Silva

    16 de fevereiro de 2017 - Viação Colombo

    Esperamos que desta vez eles cheguem numa proposta justa de salário..vamos aguardar..
  • jean diego haifeder

    16 de fevereiro de 2017 - gloria

    Tomara que vá até o aonde deve chegar com uma proposta boa pois nos trabalhadores precisamos de respeito sendo de parte urbs;sindicato patronal e sindimoc.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SINDIMOC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SINDIMOC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.