Sindimoc inaugura Secretaria do Aposentado

O Sindimoc inaugurou, nesta quinta-feira (31), na Sede Campestre, a Secretaria do Aposentado. Participaram do evento cerca de 120 pessoas, entre aposentados e dependentes. Foram apresentadas as principais atividades da secretaria e demais serviços do Sindimoc que estão à disposição de todos os associados, aposentados ou não. 
 
O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, falou sobre este novo modelo de sindicato que está sendo protagonizado pelo Sindimoc. "Este é um nova forma de pensar o sindicalismo que estamos criando. Em novembro, com a Reforma Trabalhista entrando em vigor, o sindicato como conhecemos hoje vai passar por mudanças. E uma delas é estar ainda mais próximo dos trabalhadores, conhecer de perto seus problemas e dificuldades. É uma forma de sindicato mais integral, em contato com a categoria como um todo", afirma. 
 
Paulo Zanetti, Diretor Nacional de Assuntos Previdenciários e presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical, apontou as principais bandeiras de lutas dos aposentados e a importância de seguir lutando. 
 
Adilton de Paula, assessor de planejamento e educação sindical, ressaltou a importância da criação de uma Secretaria do Aposentado, para não apenas estudar o Estatuto do Idoso e entender seus direitos, mas também integrar o aposentado dentro do sindicato e utilizar também de todo seu conhecimento de anos de atuação para pensar em como tornar a vida dos motoristas e cobradores ainda melhor. 
 
Também foram apresentados serviços importantes prestados pelo Sindimoc, como da psicologia, da fisioterapia e da atividade física, tudo pensado para uma melhor qualidade de vida para o idoso. 
 
Cinco secretarias especializadas
 
Sindimoc criou ainda outras quatro secretarias especializadas (da Juventude, das Mulheres, da Segurança e Saúde e Mobilidade Urbana), pensando em modernizar a organização interna do sindicato. Cada uma das secretarias será responsável por criar e gerir novas políticas afirmativas de promoção da qualidade de vida para cada grupo específico, fundamental para ampliar o atendimento e serviços prestados pelo Sindimoc.
 
A Secretaria da Mulher vai discutir o machismo e as relações trabalhistas que ainda afetam as mulheres negativamente. Já com a Secretaria de Segurança e Saúde, o Sindimoc quer destrinchar melhor quais são os fatores que causam doenças, acidentes de trabalho, assédio moral e sexual, violência nas jornadas e outras mazelas que afligem o trabalhador. 
 
Além disso, dentro de uma visão de sindicato cidadão, a Secretaria de Mobilidade Urbana terá como papel principal foco pensar em políticas afirmativas de mobilidade urbana, aspecto que tanto influencia na qualidade de vida do trabalhador.
 
“Vamos pensar um sindicato que não apenas questiona e cobra - isso já é marca do Sindimoc - mas também ser um sindicato propositivo, mas que tem ideias e propõe ações de melhoria de vida do trabalhador. O maior patrimônio dos trabalhadores é sua vida, seu bem-estar e de sua família, por isso, queremos localizar mais pontualmente quais fatores atingem com maior abrangência os jovens, aposentados e mulheres”, conta Teixeira.