SINDIMOC participa de audiência pública do MPT em defesa da liberdade sindical

A diretoria do SINDIMOC participou hoje (20) pela manhã de uma audiência pública que ocorreu na sede do Ministério Público do Trabalho do Paraná para tratar do combate aos atos antissindicais.

Atos antissindicais são aqueles em que os empregadores criam obstáculos para o exercício de direitos sindicais, impedindo assim a mobilização dos trabalhadores quanto às suas reivindicações.

Esse tipo de conduta é totalmente ilegal, pois viola o direito à liberdade sindical, previsto na Convenção nº87 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e na Constituição Federal de 1988.

O direito à liberdade sindical tem sido uma luta implícita durante os anos em que ocupamos a Diretoria do SINDIMOC. Acreditamos que muito já foi feito, mas sabemos que ainda precisamos fazer muito para alcançarmos o que queremos.

Daí a importância da participação do SINDIMOC nessa audiência pública que foi uma oportunidade para debatermos o futuro do movimento sindical e da representação dos trabalhadores.

O Brasil vive um momento em que correntes políticas que defendem trabalho sem lei estão ganhando espaço na esfera pública. Essas correntes argumentam que a negociação direta com o empregador é o melhor caminho e não é necessária existência do Ministério Público, da Justiça do Trabalho e das entidades sindicais.

Mas isso é conversa fiada. Sabemos, por experiência, que não há força que se compare com a força de uma categoria unida por uma causa comum. É por isso que o SINDIMOC está sempre ativo no debate e na luta pelos trabalhadores.

Juntos somos imbatíveis!