Notícias do Sindimoc

Sindimoc mobiliza categoria em defesa dos banheiros nas estações-tubo

Vereadores se mostraram contrários a causa na Câmara Municipal de Curitiba

Em defesa de uma luta que lideramos há anos, o Sindimoc organizará para a próxima semana, um ato de protesto na Câmara Municipal de Curitiba, em resposta a decisão contrária dos vereadores às construções dos sanitários para os cobradores das estações-tubo da nossa capital.

Nesta terça-feira (28), a instalação de banheiros em estações-tubo sofreu uma derrota na Câmara Municipal de Curitiba. No entendimento dos vereadores contrários ao projeto, os valores apresentados para a reforma são questionáveis, pois não consideram as eventuais manutenções que serão necessárias uma vez que instalados os banheiros.

Anderson Teixeira, Presidente do Sindimoc.O Presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, esclareceu que os recursos para tais reformas já estão incluídos na tarifa do Transporte Público e que os gestores das empresas de coletivos, não repassam os valores para devidos fins. Ao contrário, este dinheiro está retido junto a URBS. São mais de 650 mil reais que, podendo ser usado para favorecer o trabalhador, estão guardados enquanto cobradores continuam em uma situação de trabalho indigna e precária.

O vereador, Rogério Campos, representante da nossa categoria na Câmara Municipal de Curitiba, destacou que não desistirá da luta dos cobradores e que o projeto em questão não reivindica nada menos do que o Ministério Público do Trabalho já prevê em parecer quando estabelece que é desumano os cobradores da capital trabalharem nestas condições.

Em dezembro de 2015, o Sindicato foi multado por ter dado aos cobradores da Estação Tubo Arrio, no Sítio Cercado, o mínimo de dignidade que um trabalhador merece. Na ocasião, construímos um banheiro por conta própria no local e o retorno que tivemos da prefeitura foi uma multa de R$ 2.000,00 para o sindicato, alegando que a construção, que já havia sido autorizada por uma decisão da Justiça do Trabalho, era “irregular”.

O parecer contrário dos vereadores não impede que o projeto siga em trâmite na casa, mas incitam a insatisfação das necessidades da nossa categoria e demonstram que pouco importa as nossas condições de trabalho. Diante disso, o Sindicato se mostrará combativo em prol da nossa causa e da nossa categoria.

Há um bom tempo atrás construímos um banheiro no peito e na raça na Estação Tubo Arrio, símbolo da nossa luta pelos banheiros aos cobradores das estações-tubo

Categorias:

Comente esta notícia