Centrais repudiam declaração de Guedes e defendem Sistema S

Sindicalistas concordam com fiscalização, mas contestam intervenção proposta por futuro ministro. "Poucas organizações funcionam tão bem", afirmam

Dirigentes de sete centrais sindicais repudiaram declaração do futuro ministro Paulo Guedes, que durante evento no Rio de Janeiro falou em "meter a faca" no chamado Sistema S, cortando recursos. Segundo as entidades, é aceitável querer "aperfeiçoar mecanismos de fiscalização", mas uma intervenção dessa natureza não cabe em um regime democrático.

"Poucas organizações funcionam em nosso País tão bem quanto o Sistema S", dizem ainda as centrais. Para elas, é importante valorizar o processo tripartite de gestão (governo, empresários e trabalhadores), conforme orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), pelo desenvolvimento econômico e social. "E, principalmente, num momento em que a disputa comercial é cada vez mais acirrada, manter e investir na qualificação profissional."

Incluindo indústria, comércio, aprendizagem rural, cooperativismo e transporte, o sistema não envolve recursos públicos, acrescentam os sindicalistas.

Confira a íntegra da nota:

Sistema S faz bem ao Brasil

O movimento sindical repudia a ameaça de “meter a faca no Sistema S”, feita por Paulo Guedes, indicado por Jair Bolsonaro para dirigir a Pasta da Economia. Sua fala, na Firjan, no Rio, dia 17, foi explícita: “Tem que meter a faca no Sistema S também”. Segundo o jornal Folha de São Paulo, ele chegou a falar em até 50% de corte.

Criado no governo de Getúlio Vargas e instituído no governo Dutra, o chamado Sistema S,– constituído por Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social do Transporte (Sest)/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) – promove ações voltadas à educação, formação profissional, assistência social, esportes, cultura, turismo social, consultoria, pesquisa e assistência a empreendedores em todo o País. As alíquotas chegam a 2,5% da folha. Não há recursos públicos.

O Artigo 1º, referente ao Sesi, resume os compromissos do Sistema: “O Serviço Social da Indústria tem por escopo estudar, planejar e executar medidas que contribuam para o bem-estar dos trabalhadores, concorrendo para a melhoria do padrão de vida no País, para o aperfeiçoamento moral e cívico e o desenvolvimento da solidariedade entre as classes”. Parágrafo 1º: “O Serviço terá em vista especialmente providências no sentido da defesa dos salários reais do trabalhador (melhoria da habitação, nutrição e higiene), a assistência em relação a problemas domésticos, as pesquisas socioeconômicas e atividades educativas e culturais, visando à valorização do homem e aos incentivos à atividade produtora”.

Poucas organizações funcionam em nosso País tão bem quanto o Sistema S. Que o governo queira aperfeiçoar mecanismos de fiscalização, tudo bem. Mas intervir, mandar cortar e “dar facada” não beneficiaria a população e não cabem num regime democrático.

Consideramos importante, para o desenvolvimento econômico e social do país, valorizar cada vez mais o processo de gestão tripartite (Governo, empresário e trabalhadores), conforme orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, principalmente, num momento em que a disputa comercial é cada vez mais acirrada, manter e investir na qualificação profissional dos trabalhadores.

São Paulo, 19 de dezembro de 2018

José Pereira dos Santos, representante da Força Sindical no Conselho do Senai