Nova linha de ônibus Pinhais/Centenário promete encurtar viagem entre cidades

Começou a circular nesta terça-feira (30) a nova linha de ônibus que integra Curitiba a Pinhais, Região Metropolitana da capital. O ônibus visa promover a integração dos terminais de Pinhais e Centenário, que fica em Curitiba. O novo trajeto amplia a rota anteriormente executada pela linha Jardim Iraí, que agora passa a se chamar justamente Pinhais/Centenário.

A integração só foi possível pelo convênio do Governo do Paraná com a Prefeitura de Curitiba, que garante o subsídio de milhões de reais para manter a integração do transporte.

Com a nova linha, segundo estimativas da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), o tempo de deslocamento caiu de 35 para 20 minutos, afinal anteriormente os usuários que pretendiam fazer este trajeto precisavam parar no terminal do Capão da Imbuia e trocar de ônibus antes de desembarcar no bairro Centenário.

“Nada mais justo do que o Governo colaborar para essa modernização. Temos que minimizar o impacto diário que o trabalhador tem para se locomover dentro das cidades”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Buscamos o equilíbrio para levar mais conforto para a população que usa o transporte público”, acrescentou.

A estimativa, de acordo com o diretor de Transporte da Comec, Willian Correa, é que em torno de mil pessoas sejam beneficiadas diariamente com a nova possibilidade de deslocamento entre Pinhais e Curitiba. Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, essa linha era uma demanda reprimida de muito tempo da população da região. “Há uma economia no tempo muito expressiva, além, é claro, de um melhor atendimento para o usuário”, disse.

Vila Tupy
Também nesta semana ocorreu a implantação da linha Tupy/Juliana, alimentadora que ligará a Vila Tupy, no município de Araucária, até o terminal Pinheirinho, em Curitiba. O atendimento ao bairro havia sido descontinuado em 2017 pelo município, afetando os cerca de 25 mil moradores. A retomada da linha foi compromisso de campanha do governador Ratinho Junior. Com ela, os usuários que desejarem ir até Curitiba não precisarão mais se dirigir até o centro de Araucária para fazer a integração. A linha começou a operar na segunda-feira (29).

 

Fonte: Record