Redução de tarifa e aumento de passageiros em Curitiba

A redução da tarifa do transporte coletivo fora de horários de pico, para seis linhas, em Curitiba, resultou no aumento médio de 134 mil passageiros por dia útil. O acréscimo registrado foi de 3 mil passageiros pagantes, em um mês (22 dias úteis).

A conclusão está em um levantamento de fluxo, feito pela Urbs (Urbanização de Curitiba), até 29 de novembro. Ele mostra que, em 45 dias, as linhas atingiram o equilíbrio técnico financeiro, o que significa que é mínima a diferença entre a arrecadação média anterior e a atual (com a redução da tarifa).

O valor da passagem para as linhas Solar, São João, Tingui, Ahú-Los Angeles, Santa Bárbara e São Bernardo, que juntas atendem 18 mil passageiros por dia, foi reduzido, de R$ 4,50 para R$ 3,50. A medida entrou em vigor no dia 16 de outubro e vale para entre as 9h e as 11h e as 14h e as 16h, exclusivamente para pagamento com o cartão-transporte usuário.

As linhas escolhidas, segundo a Urbs, cruzam vários bairros, operam com bom volume de passageiros e têm uma diferença significativa entre o número de usuários nos horários de pico e fora deles. Porém, elas apresentavam uma queda que varia de 21% a 27% nos horários entre picos; bem acima da média geral do sistema, que é de 18%.

As outras cinco linhas que tiveram a tarifa reduzida, no início deste mês (3/12), não foram avaliadas. Ao todo, Vila Lindóia, Dom Ático, Novo Mundo, Vila Sandra e São Braz têm um fluxo diário de 31,1 mil pessoas.

Fonte: CBN Curitiba