Curitiba sedia evento que une o passado e o presente dos transportes

Evento ocorre na garagem da Glória e promete surpresas nesta edição

A capital paranaense será palco, no próximo sábado, 14 de março de 2020, de um dos mais relevantes eventos sobre história e evolução dos transportes no País. A Exponi 500 vai trazer ônibus antigos, de diferentes décadas, que contam como a mobilidade evoluiu ao longo do tempo. São ônibus de colecionadores particulares e de empresas que restauraram veículos que hoje se tornaram patrimônio.

O evento vai ocorrer na garagem da Transporte Coletivo Glória, uma das concessionárias de Curitiba, que fica na Rua Dr. Roberto Barrozo, 1219, no bairro do Bom Retiro, na capital paranaense. Além de história, o evento terá como forte a solidariedade. A entrada custa 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para obras assistenciais na região. Um dos organizadores, Osvaldo Born, faz um convite especial para os leitores do Diário do Transporte e, em meio à mensagem, dá dicas das atrações deste ano.

“Na Exponi 500 talvez você encontre uma menina nova muito Graciosa, uma verdadeira Princesa dos Campos ou do Planalto Sulbrasil, uma Catarinense Do Sul quem sabe. Talvez seu nome seja Gabriela. E de todo encanto ficará a olhar para o céu esperando passar um Cometa por trás da Montana para lembrar dela. Rezará a Santo Antonio, oh oh Glória. E você pedirá para que um vento Haragano a traga para seus braços e que um dia juntos passem uma temporada em Veneza cantando ‘Volare’, morando em um Castelo! Mas serve também comer juntos ali na esquina um pastel de Franco no Foodbus ouvindo o som do MC CM, afinal a moça é Sangue Bom. Se a encontrar, Catta ela! Para passer pela Viasul, pela 362 ou em qualquer estrada do país vendo tudo Azul, pode ser lá do mar de Tamandaré! Com ela ao seu lado você se sentirá um Diplomata, mesmo que tenha a idade para ter visto o Brasil Bicampeão em 1966, ops, 1962. E que a viagem de todos que vem de longe para visitar a Exponi 500 seja acompanhada por Nossa Senhora da Penha! Ou do Carmo… E por nosso maior Redentor. Boa viagem até a Cidade Sorriso, chamada Curitiba! Espero vocês na Exponi 500 no próximo sábado dia 14.”

Born também acrescenta que a edição de 2020 terá um número maior de veículos e também vai mostrar a importância dos bondes na evolução dos transportes. “Serão 80 ônibus, sendo 63 na área interna e, com bloqueio da rua, ganhamos uma parte externa, onde a URBS – Urbanização de Curitiba S.A. (gerenciadora do sistema) apresentará alguns ônibus midi zero km. Teremos também um bonde elétrico e uma réplica de 1895″, disse. O evento é realizado desde 2004 e já reuniu, em todas as edições, 359 veículos de épocas variadas. Ao longo das edições, foram 4 toneladas de alimentos arrecadados.

Fonte: Diário do Transporte

Categorias: