Estiagem no Paraná deverá se estender até setembro, aponta Simepar

Previsões iniciais do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) apontam que a estiagem no estado se estenderá até setembro. A seca já dura quase um ano, com chuvas abaixo da média histórica desde junho de 2019, de acordo com o Simepar. Com o objetivo de minimizar os impactos do período, profissionais do Instituto Água e Terra, da Sanepar e das federações das Indústrias, a Fiep, e da Agricultura criaram um grupo de trabalho que irá propor a regulamentação de critérios para o uso racional e de reuso da água. A instituição do grupo foi publicada no Diário Oficial do Estado em 28 de abril e tem validade de 180 dias.

De acordo com a diretora de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Fabiana Campos, o objetivo das ações é evitar desperdícios, criando condições para que a população e setores produtivos sofram o mínimo possível com o racionamento de água.




Segundo Fabiana, o rodízio no fornecimento de água deverá ser ampliado nas próximas semanas em todo o estado. Porém, segundo a diretora, a intenção é apostar em medidas educativas, evitando punições neste primeiro momento, contando com a colaboração direta das pessoas.




Relatório do Simepar mostra que o volume de chuvas no Paraná ficará abaixo da média normal no período que varia de três a seis meses. A diminuição da quantidade de água nos mananciais e reservatórios de abastecimento tem colocado em risco o fornecimento em algumas cidades da região metropolitana de Curitiba. Um exemplo é a Represa do Irai – responsável pelo abastecimento da maioria dos municípios da Grande Curitiba – que opera com menos de 40% do volume normal.

Fonte: Rádio BandNews FM Curitiba

Categorias: