Volvo entrega 40 novos ônibus para Curitiba

A cidade de Curitiba ganhou mais 40 ônibus que terão no vidro traseiro escrito “Novinho”. Desta vez foram entregues pela também curitibana Volvo.

O lote se divide em modelos convencionais, padron, articulados e biarticulados, montados sobre chassis B270F, B250R e B340M. Os modelos pesados (biarticulados, articulados e padron) recebem itens como controle eletrônico de aceleração e sistema automático de nivelamento da suspensão a ar.

Além disso, estão habilitados para ativação do controle automático de velocidade, sistema que utiliza o navegador GPS para reduzir automaticamente a velocidade em áreas críticas perto de escolas ou hospitais. Em 2018, ano de implantação dessa tecnologia, houve redução de 50% nas colisões no eixo norte do BRT da capital paranaense na comparação com o ano anterior.

O sistema de transporte de Curitiba leva diariamente 1,2 milhão de passageiros em mais de 14 mil viagens. São 1.250 ônibus divididos entre 254 linhas, percorrendo em média 273 mil quilômetros a cada dia.

Curitiba é considerada a origem do BRT (do inglês Bus Rapid Transit, ou Sistema de Ônibus Rápidos), conceito que utiliza corredores exclusivos, embarques em nível e bilhetagem pré-paga para dar mais fluidez ao transporte coletivo de passageiros. Surgiu na cidade nos anos 1970 e inspirou outras metrópoles, especialmente na América Latina.

Fonte: Bem Paraná

Categorias: