TRE-PR cria site para combater fake news durante eleições municipais

O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) lançou nesta quarta-feira (22) o portal Gralha Confere para combater fake news durante as eleições municipais.

Com a colaboração de veículos de imprensa, universidades e entidades do poder executivo, legislativo e judiciário, o Gralha Confere irá responder dúvidas de eleitores via whatsapp e postar essas questões no site.

“Nada melhor do que para combater a desinformação do que com a informação correta. O Gralha Confere será a semente da verdade e a semente da democracia seja disseminada para as futuras gerações”, explicou o presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula.

A expectativa do TRE-PR é que mais de 30 mil candidatos busquem vagas de vereador e prefeito nos 399 municípios do Paraná nas eleições deste ano.

TRE-PR ALERTA PARA MUDANÇAS NA VOTAÇÃO

Devido a pandemia da Covid-19, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realizou algumas mudanças para o dia da votação.

A mais significativa é a ausência do processo de biometria para identificar o eleitor, retomando dessa forma os protocolos anteriores de identificação.

“O eleitor deve levar no dia da votação uma caneta para assinatura, assim como um documento de identidade com fotografia. Importante também que, se possível, usem o aplicativo e-Título para realizar a identificação”, pontuou o
vice presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Vitor Roberto Silva.

Vale ressaltar que caso um município não apresente condições sanitárias para receber a votação, o Congresso Nacional poderá estabelecer nova data para eleição até o dia 27 de dezembro.

DATAS IMPORTANTES DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

  • 31 de agosto a 16 de setembro – comissões partidárias (tendo opção da realização de forma virtual);
  • Registro de candidatos – até às 19 horas do dia 26 de setembro;
  • Propaganda eleitoral (exceto rádio e TV) – 27 de setembro a 14 de novembro e de 16 a 28 de novembro;
  • Propagando eleitoral de rádio e TV – 9 de outubro a 12 de novembro (segundo turno ainda sem prazo);
  • Votação do primeiro turno – 15 de novembro;
  • Votação do segundo turno – 29 de novembro.

Fonte: Paraná Portal

Categorias: