Vereadores aprovam prorrogação de auxílio para custeio do transporte coletivo de Curitiba

Recursos devem ser utilizados para pagamento de salários, benefícios e manutenção dos ônibus

A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta quarta-feira, 19 de agosto, a prorrogação do projeto que instituiu o Regime Emergencial de Operação e Custeio do Transporte Coletivo até o dia 31 de dezembro. Durante a pandemia, o número de passageiros caiu cerca de 70%, prejudicando o caixa das empresas e, consequentemente, o pagamento dos trabalhadores. A iniciativa de prorrogação foi enviada pelo prefeito, Rafael Greca, e teve 22 votos favoráveis contra 10.

Com a chegada da pandemia e as medidas de distanciamento social, o número de passageiros pagantes teve uma redução drástica. Em maio, a Câmara aprovou a destinação de cerca de R$ 60 milhões, retroativos ao dia 16 de março (quando foi decretada situação de emergência em saúde pública), para custeio do transporte por três meses. Na ocasião, o projeto tramitou em regime de urgência, devido ao cenário em que as empresas se encontravam, sem recursos para efetuar o pagamento dos motoristas e cobradores de Curitiba.

Os valores emergenciais são destinados para salário, plano de saúde, cesta básica e seguro de vida dos trabalhadores, além de combustível, arla, manutenção e acessórios para os ônibus continuarem rodando. O montante a ser repassado para as empresas até dezembro é de cerca de R$ 120 milhões, oriundos do Fundo de Emergência de Curitiba, e garantem que o sistema não entre em colapso com o baixo número de passageiros.

O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, participou da primeira sessão na manhã de ontem e defendeu a necessidade da manutenção do auxílio. De acordo com Ogeny, a pandemia resultou em uma queda na média de usuários pagantes, que passou de 800 mil para 140 mil. Mesmo com o afrouxamento das medidas restritivas, a Urbs prevê que até 400 mil pessoas utilizem o transporte público, 50% a menos que a média normal pré-pandemia.

Na época da primeira aprovação do projeto, os vereadores inseriram uma emenda que garantiu a manutenção dos empregos dos motoristas e cobradores durante o período de custeio do transporte coletivo, fato que foi lembrado na sessão da Câmara, em alusão ao Dia do Cobrador, celebrado neste 19 de agosto.

O projeto que aumenta o prazo de vigência do custeio do transporte já foi aprovado em segunda discussão e agora segue para sanção do prefeito. Saiba mais sobre a iniciativa clicando aqui.
 

Categorias: