Alta de casos pode gerar mudança de bandeira em Curitiba, alerta diretor da prefeitura

As seguidas altas nos casos ativos de coronavírus em Curitiba nas últimas semanas podem gerar uma mudança na cor da bandeira em que a capital está atualmente. Na sexta-feira (20), após uma live com o prefeito Rafael Greca, a administração manteve por mais sete dias a bandeira amarela, ou seja, nesta sexta-feira (27) a administração deve indicar ou não mudança da cor.

Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da prefeitura de Curitiba, explica que o órgão monitora os números e que sabe do avanço da doença na cidade. “Ao longo de toda esta semana nós estamos monitorando diariamente a entrada de casos, os óbitos, ampliação dos leitos. Todos os nossos indicadores já estão percebendo, aumentou e aumentou muito. Tudo é possível para que a partir de amanhã [sexta-feira (27)] haja uma mudança de bandeira”, afirmou o diretor em entrevista ao Meio Dia Paraná, da RPC.

A situação é preocupante. Desde o dia 5 de novembro os números dos casos ativos começaram a subir e não pararam mais, o que representa mais casos e mais internações. Curitiba está com 94% das UTIs disponíveis lotadas. Nesta quarta-feira, por exemplo, a cidade contabilizou 12.139 casos ativos, o maior já registrado desde o começo da pandemia de covid-19, o que aponta uma escalada assustadora do vírus.

O Ministério Público do Paraná questionou recentemente os critérios para a definição das bandeiras em Curitiba. Segundo a prefeitura, os parâmetros são matemáticos. “Entendemos o questionamento do MP e da sociedade. A manifestação é legítima, mas temos q tranquilidade de entender que nosso mecanismo de cálculo são transparentes, matemáticas, precisas e exatas. não temos receio nenhum em transmitir a cor da bandeira”, ressaltou o diretor.

Fonte: Tribuna do Paraná

Categorias: