Em nova previsão, Ratinho Junior estica prazo para vacinação de grupo prioritário

Os quase 4,8 milhões paranaenses que integram o grupo prioritário na fila da vacina contra a Covid-19 devem receber ao menos a primeira dose do imunizante até o “final de julho e início de agosto”. A nova estimativa foi feita pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), nesta segunda-feira (10), durante entrevista à RPC de Maringá. Até então, mesmo com o aumento do número de pessoas na fila das prioridades, o governo estadual mantinha a previsão de imunização de todo o grupo prioritário (ao menos com a primeira das duas doses) até o final deste mês de maio.

“A ideia é que, até final de julho, início de agosto, 4,8 milhões paranaenses estejam vacinados. Pelo menos com a primeira dose. Se a gente conseguir chegar neste número, é uma vitória muito boa. Porque é o grupo de maior risco, que tem mais chance de ir para uma UTI”, disse Ratinho Junior. Segundo ele, a meta é vacinar o restante dos paranaenses – todas as pessoas com mais de 18 anos de idade (8.736.014 pessoas) – até dezembro de 2021. “Acredito que no segundo semestre o Brasil vai passar a receber um volume maior de vacinas”, comentou ele, ao lembrar que, atualmente, o Paraná recebe, em média, cerca de 300 mil doses do Ministério da Saúde semanalmente.

Até a tarde desta segunda-feira (10), do total de 4.790.988 pessoas que estão no grupo prioritário, quase 2 milhões (1.935.396 pessoas) já receberam a primeira dose e pouco mais de 1 milhão (1.056.102 pessoas) também recebeu a segunda dose. Os números são do “vacinômetro” do governo estadual.

Fonte: Gazeta do Povo

Categorias: