Motoristas e cobradores podem se vacinar contra gripe a partir do dia 9 de junho

Sindimoc enviou uma série de ofícios para a Prefeitura para que a categoria fosse imunizada o quanto antes

Após solicitação do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), feita para a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba no dia 12 de abril, os trabalhadores do transporte coletivo serão imunizados com a vacina da gripe. Incluídos na terceira etapa de vacinação, a categoria pode se dirigir a partir da próxima quarta-feira, 9 de junho, às Unidades de Saúde de Curitiba.

Desde o início da pandemia o Sindimoc tem trabalhado para que os motoristas e cobradores sejam imunizados, tanto com a vacina da gripe quanto com a vacina do coronavírus. No ofício encaminhado no início de abril para a secretária de Saúde, Márcia Huçulak, o presidente Anderson Teixeira destacou a necessidade da vacinação. “Fazemos o pedido devido aos casos de Covid-19 e óbitos terem sido registrados em profissionais do setor e dentro das empresas com um avanço muito grande”, destaca Teixeira.

A vacinação será realizada nas unidades básicas e nas unidades de multivacinação, das 8h às 17h. Confira as unidades abertas neste link. A Secretaria Municipal da Saúde reforça que as unidades de saúde que estão fazendo vacinação anticovid não fazem vacinação contra a gripe. “Essa é mais uma medida de segurança no nosso protocolo para evitar que qualquer chance de erro e troca de vacina no momento da aplicação”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Alcides Oliveira, a vacina contra a influenza não protege contra o coronavírus, porém auxilia os profissionais de saúde na exclusão de diagnóstico da gripe, já que os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Além disso, a imunização contra a gripe ajuda a diminuir a procura por serviços de saúde, diminuindo a pressão no sistema.

VACINA DA GRIPE DEVE SER TOMADA 14 DIAS ANTES OU DEPOIS DA VACINA DA COVID

Quem tomou a vacina contra a covid-19 há pelo menos 14 dias, pode tomar a da gripe. Caso ainda não tenha tomado, mas está próximo, é importante que dê preferência para a vacina contra a covid-19. Depois de 14 dias, poderá receber a vacina contra a gripe.

Clique aqui para ver o ofício enviado pelo Sindimoc para a Prefeitura de Curitiba.

Com informações da Prefeitura de Curitiba e Governo Federal.