SINDIMOC participa da festa solidária da Força Sindical em homenagem ao dia do trabalhador

O SINDIMOC participou nesta Quarta-Feira (01/05), da festa promovida pela Força Sindical em Curitiba, em homenagem ao dia dos trabalhadores. Uma equipe do sindicato instalou-se no local do evento para atender a categoria dos motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana. Mais de 100 mil pessoas compareceram à 12ª edição do 1º de Maio Solidário da Força Sindical do Paraná. O evento realizado na Praça Nossa Senhora de Salette, em Curitiba, teve um dia inteiro de atrações para o público: shows musicais, ações gratuitas de cidadania, sorteio de 5 carros zero km, 10 motos e outros 30 prêmios. Quem compareceu ao Centro Cívico retribuiu dando um exemplo de solidariedade e amor ao próximo: 25 toneladas de alimentos e outras 15 toneladas de agasalhos foram arrecadadas.

O 1º de Maio da Força, realizado com o apoio do Governo do Estado e transmitido ao vivo pela TV E-Paraná, começou ao meio-dia com a tradicional missa do trabalhador, celebrada pelo padre Reginaldo Manzotti. Na sequencia, ato político reunindo lideranças sindicais e autoridades políticas de todo o estado. O governador Beto Richa sancionou o aumento de 12,69% no salário mínimo regional. O índice é composto por 5,1% de aumento real mais 7,22% referente à reposição da inflação acumulada nos últimos doze meses. O piso paranaense, que continua sendo o maior do Brasil, é divido em quatro faixas salariais, entre R$ 882,59 e R$ 1.018,94. “Esses novos valores do piso regional representam um avanço importante. É também a demonstração do diálogo que existe entre o poder público e os trabalhadores, representados pelas centrais sindicais. É o suor do trabalhador que ajuda a construir uma sociedade melhor para se viver. O piso paranaense é um exemplo para o Brasil, e nada melhor que sancionarmos esse piso no dia dedicado aos trabalhadores”, afirmou o governador.

O presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, falou da participação efetiva das centrais na implantação do piso regional. “As centrais ajudaram a construir esse piso salarial no Paraná. Também lutamos pela criação de uma política permanente de valorização do mínimo regional, que hoje já é uma realidade. O aumento sancionado hoje é importante, pois os novos valores ajudam aqueles trabalhadores que não tem acordos ou convenções coletivas de trabalho, e servem também como referência para outras categorias profissionais”, disse o líder sindical.

Fonte da notícia: Força Sindical do Paraná