Fetropar é convidada para encontro sindical com prefeita de Curitiba

 

 

A Fetropar, entre outras entidades sindicais, foi convidada pela prefeita em exercício, Mirian Gonçalves, para um encontro onde foram apresentados os programas da atual gestão voltados para os trabalhadores e as entidades puderam contribuir com sugestões de melhoria dos programas

A prefeita em exercício e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, recebeu nesta terça-feira (21) representantes de 19 entidades sindicais de Curitiba. O encontro, no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba, serviu para apresentar os programas da atual gestão voltados para o mundo do trabalho e para recolher sugestões das entidades.

Mirian afirmou que a participação dos sindicatos é fundamental para o planejamento da administração e da Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego. “Os representantes dos trabalhadores vivenciam a realidade. Este encontro mostra que a que a Prefeitura está aberta à participação desse segmento, assim como de toda a população", disse. "Temos aqui várias centrais sindicais e entidades que se mostram dispostas a ajudar a construir a nossa gestão. É uma relação muito promissora”.

Fonte da notícia: FETROPAR

IMG 8674Para Epitácio Antonio dos Santos, presidente da Fetropar, esse encontro foi muito importante para as entidades sindicais. “Essa foi a primeira vez que o movimento sindical foi chamado pela prefeitura para  dialogar. As entidades sindicais e a Secretaria do Trabalho podem e devem trabalhar juntos em prol dos trabalhadores“ afirmou o presidente.

Epitácio sugeriu, durante o encontro, que as ações da Secretaria do Trabalho fossem divulgadas para as entidades sindicais, para que estas divulguem em seus meios de comunicação, chegando assim mais fácil até o trabalhador. A prefeita acatou a sugestão e afirmou que as ações serão repassadas para aumentar a divulgação.

Durante a reunião, José Adilson Stuzata,  superintendente da Secretaria do Trabalho e do Emprego, apresentou os avanços dos primeiros meses de gestão. Ele destacou a valorização do Conselho Municipal do Trabalho, a descentralização das feiras de emprego, o cadastro de trabalhadores via internet e a implantação do agendamento eletrônico de pedidos de seguro-desemprego. “Neste período, ofertamos 3,8 mil vagas em diversos cursos de capacitação organizados pela secretaria”, afirmou.

A chefe do Departamento de Qualificação para o Trabalho, Marisa Stedille, confirmou a realização da primeira Feira do Emprego e Qualificação Profissional na região sul da cidade,  no dia 8 de junho, no Terminal do Pinheirinho. A feira vai ofertar mais de 3,5 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação de instituições federais e do Sistema S, além de diversas atividades. “Estamos abrindo a feira para a participação de todas as entidades sindicais que possam ofertar cursos de capacitação”, disse.