Paralisação foi notícia na Rádio Banda B

A promessa foi cumprida. Entre as 9h e às 10h desta quarta-feira (29) os ônibus de linha de Curitiba e região metropolitana não circularam. Na Praça Rui Barbosa, nos Terminais Cabral e Fazendinha e nas ruas, os motoristas e cobradores desligaram os coletivos para pedir mais segurança. 

Os ônibus voltaram a circular apenas depois das 10h. A principal motivação para a manifestação foi a morte, durante uma tentativa de assalto, do cobrador Osmair Caldeira da Silva, de 31 anos, dentro de um ônibus na Estrada da Ribeira, em Colombo, na noite do último domingo. Na Praça Rui Barbosa, faixas foram colocadas com os dizeres: “Socorro, motoristas e cobradores pedem por mais segurança”.

Marco Piza - Banda B
Manifestação no Terminal do Cabral

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc), Anderson Teixeira, garantiu à Banda B que 100% dos trabalhadores aderiram a manifestação. “Recebemos a informação de que na Fazenda Rio Grande, em São José dos Pinhais e em outros locais todo mundo parou”, disse.

A escolha do horário da manifestação (das 9h às 10h), segundo o Sindimoc, foi para não prejudicar a grande maioria dos trabalhadores que usam o transporte coletivo.

Nota

A Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, empresa responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo, divulgou uma nota oficial no site da Prefeitura de Curitiba onde diz se solidarizar com os motoristas e cobradores e com a sociedade em geral na reivindicação por mais segurança para a população. A empresa lamenta a morte bárbara de um cobrador de ônibus em seu local de trabalho e acredita no esforço das autoridades para que fatos dessa natureza não se repitam.

Ao mesmo tempo, a Urbs ressalta a importância de não haver interrupção no serviço de transporte coletivo, dadas as necessidades da população que utiliza o sistema e que inclui trabalhadores, estudantes, idosos que precisam do ônibus para chegar a seu locais de trabalho, estudos ou tratamento de saúde. O transporte coletivo é utilizado diariamente por 2,3 milhões de passageiros de Curitiba e 13 municípios da Região Metropolitana.

Em apoio à melhoria da segurança no sistema, a Urbs coloca à disposição da Justiça e das autoridades policiais o seu banco de dados gerados pelas 400 câmeras de fiscalização da operação do transporte instaladas em  terminais e estações tubo, número este que subirá para 622 câmeras até o fim deste ano. Também estão à disposição das autoridades as imagens das câmeras de segurança já instaladas em todos os terminais de transporte de Curitiba, incluindo o Terminal Guadalupe, que é metropolitano.

Além de ampliar o número de câmeras no sistema, a Urbs também prepara uma campanha para aumentar o uso do cartão transporte, reduzindo o volume de dinheiro circulante no sistema. Atualmente, em torno de 55% dos deslocamentos são feitos com cartão transporte. Outra medida a ser adotada neste sentido será a realização de novos estudos e testes para implantação de câmeras nos ônibus, com transmissão de imagens em tempo real, utilizando a tecnologia 4G em implantação no País.

A Urbs espera que as autoridades responsáveis pela segurança pública no Estado adotem as medidas necessárias e se coloca à disposição para colaborar com as autoridades, com os operadores e com a sociedade na definição de soluções que assegurem mais segurança e melhores condições de trabalho para todos.