Nota de Repúdio dos Motoristas e Cobradores

Os Motoristas e Cobradores do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana, através do sindicato que legalmente os representam, torna público a seguinte nota de repúdio:

Inicialmente queremos enaltecer os vereadores de Curitiba pela criação da CPI do transporte coletivo na capital paranaense, entretanto sentimo-nos desprestigiado por não termos nessa CPI um componente que represente a categoria dos motoristas e cobradores, a qual vem sofrendo há anos com os desmandos e principalmente imputados a ela a maior parte dos custos da tarifa do transporte coletivo, o que não concordamos. Havendo outros itens que a encarecem, não sendo, portanto os motoristas e cobradores os vilões no aumento da tarifa do transporte pública.

A falta de um representante legal dos trabalhadores nessa CPI deixa-nos entristecidos, pois nada mais propício fazer parte dessa comissão um vereador que já exerceu as atividades de cobrador e motorista e hoje diretor sindical da categoria. Temos absoluta, certeza que com a sua experiência como operador do sistema e conhecedor dos problemas pelos quais passam os profissionais do transporte coletivo, iria contribuir imensamente com a CPI.

Lamentamos que um vereador, líder de um partido na CMC, tenha tido postura autoritária, não deixando claro as suas intenções ao não indicar um trabalhador e defensor da categoria para compor a CPI do transporte coletivo.

No início deste ano, o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, fez sérias declarações em Audiência Pública da Tarifa, exigindo que todos os itens da planilha fossem avaliados e investigados, sugerindo na época a abertura da Caixa Preta da Urbs, tal declaração poderá ser visualizada no link abaixo.

Em fevereiro o vereador Rogério Campos, protocolou na Câmara Municipal de Curitiba, pedido de transparência na empresa mista (Urbs). Demonstrando com isso o interesse pelo assunto, o qual atingi diretamente os Motoristas e Cobradores do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana.

Anderson Teixeira - Presidente Sindimoc

Link da fala de Anderson Teixeira na Audiência Pública da Tarifa: