Colaboradora do Sindimoc vence concurso nacional de fotografia

A estudante Luciléia Rodrigues Nascimento, aluna do Programa ProJovem  da Escola Municipal Augusta Ribas, no Bairro Novo, venceu, na modalidade fotografia, o 1° Concurso Nacional de Prosa, Poema e Fotografia, promovido pela Secretaria Nacional de Juventude do governo federal. O concurso propôs uma reflexão a respeito da condição da juventude negra no Brasil, a partir do tema “O que desejo em 20 de novembro de 2020?” – uma referência ao Dia da Consciência Negra.

Luciléia concorreu com centenas de trabalhos produzidos por estudantes de15 a29 anos de todas as regiões do País. Com um equipamento emprestado por uma professora, ela fotografou uma fileira de lápis coloridos, em fundo escuro – imagem que apresentou acompanhada da frase “Meu lápis cor de pele é …..”. A ideia foi representar a diversidade humana. “O concurso me deu a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre a arte da fotografia e o contexto da diversidade retratada pela linguagem não verbal”, disse Luciléia.

Como prêmio, ela terá sua foto incluída numa publicação que reunirá os 30 melhores trabalhos. Além de fotografia, o concurso avaliou produção de prosas e poemas dos estudantes. O concurso é parte das ações do Plano de Prevenção da Violência contra a Juventude Negra, denominado Juventude Viva.

A avaliação e seleção dos premiados foram feitas por uma comissão composta por representantes da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Cultural Palmares e pela fotógrafa Denise Camargo.

Lucélia é umas das colaboradoras do Sindimoc, trabalhando na telefonia e na recepção da sede adminsitrativa do sindicato.