CPI do Transporte Coletivo se reúne com MP para pedir prisão preventiva de ex-dirigentes da URBS

Está marcada para amanhã (sexta) uma reunião entre os integrantes da CPI do Transporte Coletivo e o Ministério Público do Paraná, para que seja apresentada uma notícia crime contra os ex-dirigentes da Urbs, Marcos Isfer e Fernando Ghignone.  O fato consiste em comunicar autoridades sobre a ocorrência de ações ilegais. O presidente da Comissão, vereador Jorge Bernardi, declarou diversas vezes que houve irregularidades no processo de licitação do transporte público, em 2010, quando Isfer era presidente e, Ghignone, diretor de Transporte. Os dois investigados pela CPI entraram na Justiça contra Bernardi, a fim de que ele explique as declarações, sob risco de ser processado por calúnia. Bernardi disse que a intenção agora é pedir a prisão preventiva dos dois porque eles ameaçam e comprometem os trabalhos da CPI.

Jorge Bernardi voltou a criticar a licitação de 2010, que, segundo a CPI, teve 25 itens alterados para beneficiar empresas que já operavam o sistema.

A ex-presidente da Comissão de Licitação da Urbs, Cássia Aragão, foi ouvida nesta quinta-feira. Ela é funcionária de carreira há 29 anos e ocupou a presidência do setor de 2009 a 2013. Apesar de responder a quase todas as perguntas, o depoimento não trouxe fatos novos ou importantes para a investigação. Cássia, que não quis conversar com a imprensa, atribuiu as alterações no edital à presidência e à equipe técnica da Urbs na época.

Uma declaração de Cássia Aragão no Facebook, no dia 19 de setembro, provocou descontentamento dos vereadores. Isso porque ela escreveu: “estou na Câmara Municipal de Curitiba vendo um bando desses salafrários. Enojada”. Os integrantes da CPI pediram explicações e ela se recusou a dizer quem seriam os “salafrários”, mas disse que não se referia aos parlamentares, em resposta ao vereador Valdemir Soares.

Nos próximos dias, a CPI deve pedir a quebra de sigilo fiscal das empresas do transporte coletivo, para confrontar com os relatórios e levantamentos recebidos até o momento.