A justiça foi feita, cobrador é indenizado pela justiça por ter sofrido assaltos

Cobrador é indenizado pela justiça por ter sofrido assalto

Após ter sido vítima de oito assaltos e em um deles ter levado dois tiros, um cobrador da Empresa Viação do Sul, através do Sindimoc, entrou na justiça por danos morais e terá direito a uma indenização de R$ 5mil.

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná negou recurso e manteve a decisão que obriga a empresa a indenizar o funcionário. Segundo a ação, a empresa não teria tomado nenhuma providência de segurança e ainda teria descontado do empregado os valores furtados. Segundo o juiz Luciano Augusto de Toledo Coelho, que condenou a empresa em primeiro grau, a exigência de atividades que tragam riscos físicos ou psicológicos aos empregados, ainda que potenciais, impõe o dever ao empregador de preveni-los.

Segundo o relator do acórdão, desembargador Célio Horst Waldraff, a empresa foi negligente diante da grande quantidade de assaltos a que ficam sujeitos os cobradores e deveria ter instalado câmeras ou até mesmo contratado segurança privada nos trechos e horários de maior risco. “Ademais, a situação é agravada pelo sofrimento físico sofrido pela parte (dois tiros) e desconto dos valores subtraídos pelos criminosos”, apontou Waldraff.

A empresa, por sua vez, alegou no recurso que sempre toma providências ao saber de algum assalto em suas linhas e avisa a polícia para resguardar a segurança dos motoristas, cobradores e passageiros.

O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, declarou que a justiça foi feita. “A justiça tarda, mas não falha; acreditamos que com essa decisão, forçará as empresas a se preocupar com a segurança dos operadores do transporte coletivo e, como o sindicato da categoria o faz, cobrar mais das autoridades. Estamos nos organizando para entrar com Ações Coletivas na justiça em busca de reparos de danos morais, físicos e psicológicos sofridas pelos trabalhadores quando em seus postos de trabalho”, concluiu o presidente.