Comissão quer ampliar debate sobre ônibus para mulheres

A Comissão de Segurança Pública e Direitos Humanos decidiu, nesta segunda-feira (4), ampliar o debate sobre a implantação de ônibus exclusivo para mulheres na capital (biarticulados e ligeirinhos pintados com cor especial e que só funcionariam nos horários de pico). A comissão optou pela devolução do projeto ao autor, para adequações (005.00196.2013). Com isso haverá tempo extra para que a proposta de Rogério Campos (PSC) seja mais debatida, afirmaram os membros do grupo presidido por Chico do Uberaba (PMN).

“Não podemos gerar segregação entre homens e mulheres, já que defendemos a igualdade entre gêneros. Sugiro que a comissão trabalhe por apresentar sugestões e amplie o debate do tema. Esse problema é real e recorrente na cidade, precisamos discutir mais sobre o assunto”, defendeu Carla Pimentel (PSC), vice-presidente da comissão. “Qualquer votação a respeito dessa matéria é capaz de criar polêmicas”, apontou.

O relator do projeto, Dirceu Moreira (PSL), acredita que a matéria, da forma como foi apresentada, não prosperaria. “Essa medida não vai resolver o problema por si só. É preciso pensar em outras soluções para esta questão”, defendeu. De acordo com Chico do Uberaba (PMN), o tema exige cautela. “Num momento em que estamos discutindo a melhoria do transporte coletivo e redução da tarifa, é preciso ter cuidado com mudanças desse tipo”, defendeu.

Bebidas alcoólicas

Recebeu parecer favorável projeto de Felipe Braga Côrtes (PSDB), que proíbe clubes sociais de Curitiba de vender, fornecer ou permitir o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes (005.00035.2013). Para o relator da matéria, Cristiano Santos (PV), “o projeto está de acordo com nossas diretrizes e defesa dos direitos das crianças e adolescentes”.

Projeto de Pier Petruziello (PTB), que cria o cadastro de voluntários com atuação em Curitiba, também recebeu o aval da comissão. A ideia é otimizar essa atividade dentro da cidade, facilitando a prestação de serviços comunitários. O cadastro teria a atividade profissional, área de interesse e dados pessoais dos voluntários, que poderiam ser convidados para projetos específicos (005.00116.2013).

Já a iniciativa que obriga shoppings centers, hipermercados e lojas que possuam escadas rolantes a informarem clientes sobre os riscos decorrentes de sua utilização (005.00248.2013), do vereador Valdemir Soares (PRB), também recebeu parecer favorável da comissão. Direitos Humanos acatou ainda um quinto projeto, do vereador Dirceu Moreira (PSL), que obriga as empresas responsáveis por telefones públicos em Curitiba a fiscalizarem e retirarem dos aparelhos publicidade pornográfica (005.00210.2013). Além dos já citados, também participou do debate o vereador Geovane Fernandes (PTB).

Fonte: CMC