Protesto dos Cobradores é destaque no Programa Balanço Geral

O Sindimoc (Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana) realizou uma manifestação em frente à Câmara dos Vereadores de Curitiba. O ato contou com cerca de 200 trabalhadores e aconteceu na manhã desta segunda-feira (18).

Os manifestantes chamaram a atenção para o projeto de lei que torna obrigatório o uso do cartão-transporte nos ônibus da capital. De acordo com o Sindimoc, a mudança pode levar ao fim dos postos de trabalho para cobradores no transporte coletivo da capital.

Apesar da manifestação, os trabalhadores decidiram em assembleia pela não paralisação das atividades da classe, que permaneceu inalterada.

Alteração no projeto
Começou a tramitar na Câmara, nesta segunda-feira (18), projeto de lei que impede a troca da função de cobrador pelo cartão transporte. Na nova redação, foi adota a expressão “proíbe a troca da função cobrador por cartão transporte” em vez de “restringe a troca”, como estava escrito anteriormente.

A proposta atual mantém a justificativa anterior, argumentando que a função do cobrador é “mais complexa” do que apenas manusear o troco e validar o cartão transporte.

Urbs
Através de sua assessoria de imprensa, a Urbs informou que não irá se posicionar sobre os projetos em tramitação na Câmara. Porém, afirma que há o interesse no incentivo de uso do cartão-transporte para diminuir a quantidade de dinheiro circulando no transporte.

Confira abaixo as imagens da manifestação, inclusive com a entrevista à imprensa,do presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.

 

Fonte: Site Ric Tv