Foi notícia no Portal do Sindimoc

Foi noticiado no dia 03 de fevereiro de 2012: Mobilizaçao da categoria e atuação do Sindicato vencem a sacanagem das multas!

Depois de ir pras ruas, fazer passeata, assembleias e ameaçar greve, motoristas e cobradores conseguem mudar a Lei e alcançam mais uma grande vitória neste ano! Parece presente de aniversário. Justamente quando a Diretoria do Sindimoc completou um ano de mandato, em novembro de 2011, a categoria e os novos diretores comemoram mais essa vitória: acabaram as multas! Depois de meses de mobilização e negociação, a prefeitura assumiu o compromisso de mudar a Lei e dar fim à sacanagem. O antigo sistema punitivo vai dar lugar a uma modalidade mais justa e educativa de controle do transporte coletivo. Valeu a luta!

A vitória não foi fácil. A turma do lado de lá só arriou mesmo quando viu o tamanho da nossa mobilização. Teve que ter passeata e buzinaço na prefeitura, assembleia na Rui Barbosa e principalmente ameaça de greve pro pessoal acordar e ver que ou parava a sacanagem das multas, ou quem ia parar seria nós, trabalhadores. Só se ligaram quando viram que o bicho ia pegar mesmo!
Depois de toda a nossa mobilização, que começou há meses e ferveu em agosto e setembro, demos um prazo final para que prefeitura, URBS e empresas resolverem o problema. Entre outubro e no começo de novembro, enquanto corria o prazo do nosso "ultimato", realizamos inúmeras reuniões de negociação na URBS e na prefeitura, muitas vezes até tarde da noite. Assim chegamos à proposta final, que foi aprovada pela categoria em assembleia na praça Rui Barbosa, na tarde de 7 de novembro.
Como todo mundo sabe, o fim das multas é uma bandeira antiga da categoria e foi um dos principais compromissos defendidos pela nova Diretoria do Sindicato. "Assumimos o Sindimoc tendo essa bandeira como uma das metas, conforme vontade da categoria, que hoje, em coletividade, é quem dá o norte para o Sindicato", comenta o presidente Anderson Teixeira. Já na última campanha salarial, no início desse ano, conseguimos conquistar a suspensão temporária das multas. "Foi um passo importante, mas não o passo final: a categoria precisava de algo mais definitivo, que veio agora, por meio da luta e da mobilização", completa o presidente do Sindimoc.

Novo sistema
O novo sistema se diferencia do antigo por ter caráter educativo, e não meramente punitivo, como eram as multas. Ele é balizado pela legislação trabalhista brasileira, ou seja, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT. Veja mais detalhes ao lado, no box e na entrevista com o presidente Anderson Teixeira.

Lição para a próxima Campanha Salarial
A nossa vitória na luta contra as multas deixa para todos nós uma lição a ser utilizada na campanha salarial do ano que vem: a de que a mobilização é o caminho para a conquista!

Nossa contrapartida é manter a qualidade do serviço

Um dos grandes desafios da diretoria do Sindimoc na negociação com URBS, empresas e prefeitura foi convencer todo mundo de que o fim das multas não iria causar queda de qualidade no transporte. A turma achava que o chicote é que mantinha a coisa funcionando. Então, como contrapartida ao fim das multas, o Sindicato garantiu, em nome de toda a categoria, que o sistema não vai perder qualidade e que deve até melhorar! Essa é, então, a nossa contrapartida! Melhorar ou, no mínimo, manter a mesma qualidade do serviço! O novo sistema vigora desde 1º de novembro em regime experimental de seis meses. Só deixa de valer se comprovadamente cair a qualidade do transporte.

Fonte: Jornal do Sindimoc / Agência Confraria