DECIMO TERCEIRO

Preocupado com os constantes atrasos nos pagamentos do adiantamento salarial e no auxilio alimentação e, diante  de um "boato" de que não haveria o pagamento do 13º salário, o SINDIMOC chamou o Sindicato patronal para uma audiência junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), para obtermos garantias do cumprimento dos pagamentos do 13º e demais direitos.

Nossa desconfiança se concretizou pois, na primeira audiência as Empresas falaram claramente que não pagariam o 13º salário dos empregados. Após discussões na audiência, as empresas afirmaram que só poderiam  pagar em 4 parcelas mensais, ou seja, o trabalhador só receberia o seu décimo no final do mês de fevereiro de 2013.

Na segunda audiência, que durou praticamente 3 horas, após muita discussão e debate sobre o assunto, com o objetivo de resguardar os direitos dos trabalhadores e não prejudicá-los ainda mais, pois não receberiam o décimo este ano, o Sindimoc acordou, sob a mediação do representante do MPT, que o 13º salário será pago este ano (dias 30/11, 11/12, 20/12, 28/12), devendo ainda ser pago o valor de 3% sobre o salário de dezembro ao trabalhador, no salário do mês de março (observada a proporcionalidade devida).

Ficou garantido também o pagamento regular dos salários e demais benefícios, tais como o Auxilio Alimentação, nas suas respectivas datas.

O Sindimoc agradece a Mediação do representante do Ministério Público do Trabalho,  o qual de forma clara, calma e oportuna acompanhou toda esta discussão.

Entendemos que o acordo não foi o ideal, mas o menos prejudicial, pois o trabalhador seria pego de surpresa e não teria nenhum direito respeitado,  além de evitar uma longa batalha judicial.

Reforçando, não serão todas as empresas que farão o parcelamento.