Cartão-transporte da Urbs deixa de ser aceito para pagar passagens na RMC

A partir desta segunda-feira (13), os passageiros que pegarem ônibus das linhas metropolitanas integradas com o transporte coletivo de Curitiba terão uma mudança na forma de pagar a passagem. Até agora, todos os usuários desses ônibus da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) estavam conseguindo passar nas catracas com o cartão-transporte da Urbs, independentemente do sentido. Mas a partir de segunda, quem seguir da RMC para a capital somente poderá pagar com o cartão da Urbs se o crédito tiver sido comprado antes do dia 6 de fevereiro. De Curitiba para a RMC não há mudanças.

Desde o dia 6 de fevereiro, quando começou a valer o aumento do preço da passagem em Curitiba, a Comec (órgão do governo do estado que administra o transporte coletivo da RMC) anunciou que deixaria de aceitar como pagamento da passagem na RMC o cartão da Urbs. Muita gente, no entanto, havia aproveitado o preço mais baixo de antes (passou de R$ 2,85 para R$ 3,15 no cartão-transporte) para comprar várias passagens no cartão da Urbs. Com essa situação, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) interviu e obteve um acordo entre Urbs e Comec. Pelo pacto firmado, as passagens compradas pelo preço antigo no cartão da Urbs até o dia 6 de fevereiro poderão ser usadas até 6 de agosto nas linhas metropolitanas integradas.

Em tese, a restrição que passa a valer nessa segunda já deveria estar acontecendo desde fevereiro. No entanto, o sistema permaneceu inalterado ao longo de dois meses. Até esta sexta-feira (10), qualquer pessoa que tivesse seus créditos depositados mensalmente pelas empresas, por exemplo, estavam usando normalmente seus cartões-transporte da Urbs para fazer trajetos da RMC para Curitiba.

Nas estações-tubo em que a reportagem passou se criou um burburinho depois que os passageiros que aguardavam seus ônibus souberam da possibilidade de serem barrados ao tentar passar seus cartões-transporte da Urbs na segunda-feira (13).

“Peguei o ônibus normalmente hoje, é a empresa que deposita os créditos por mês. O que não dá para entender é o motivo de não avisarem isso com cartazes nos ônibus”, disse a auxiliar de serviços gerais Luzia Franco da Rocha, 46, moradora de Fazenda Rio Grande. A zeladora Balbina Alvez de Souza, 58, é mais uma que não fazia ideia da mudança. “Vou ter que pagar em dinheiro e tentar falar com a empresa para ver se reembolsam depois.” A vendedora Mariana Lara, 20, disse que se não tiver como passar o cartão é possível que perca o dia de trabalho. “Como tem uma placa enorme lá no terminal dizendo que a manutenção da integração é uma conquista para o povo e agora não vou poder pegar o ônibus na segunda?”, disse.

Urbs e Comec

A Urbs, via assessoria de imprensa, confirmou que a atualização do sistema pedida pela Comec está programada para entrar em vigor neste fim de semana.

A Comec, também via assessoria, informou que solicitou a alteração do sistema das estações-tubo e terminais da RMC após o acordo ter sido firmado na Justiça, em fevereiro. O prazo solicitado pela Urbs para fazer a atualização do sistema foi de 60 dias, que vence neste fim de semana.