Polícia Civil prende quadrilha de punguistas em Curitiba

A Polícia Civil da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), chefiados pelo delegado Rubéns Recalcatti, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) de Curitiba, prendeu, na tarde da última segunda-feira (15), nos bairros Jardim Botânico e Centro, uma quadrilha que cometia furtos em ônibus da cidade, principalmente nos coletivos que fazem a linha Santa Candida/Campo Comprido. Durante a operação sete integrantes de duas diferentes quadrilhas foram presos.

As investigações iniciaram depois que a DFR solicitou a Urbanização de Curitiba (Urbs), imagens das câmeras de segurança dos tubos, onde foi possível saber como o bando agia, além da identificação dos suspeitos.

Em análise do circuito de segurança, a polícia constatou que integrantes da quadrilha de punguista (furtar algo em meio a aglomeração de pessoas sem que ninguém perceba), pegavam os ônibus diversas vezes ao dia, descendo sempre nos tubos para aguardar novas vítimas e, consequentemente, para se certificar do furto.

Com a identificação dos suspeitos e com as provas contra as quadrilhas, os investigadores realizaram diligências até os locais monitorados, autuando em flagrante, os sete envolvidos, pelos crimes de furto qualificado e formação de quadrilha.

Investigações apuraram ainda que o alvo da quadrilha eram idosos, vítimas vulneráveis e até jovens distraídos.

Foram presos, Rosângela da Silveira, 40 anos; Laura de Jesus Lima, 33 anos; Evelise Fernanda Ferreira, 32 anos; Cesar Aparecido Garcia dos Santos, 47 anos; Wellington Nascimento, 47 anos; Paulo Alexander Leal dos Santos, 18 anos e Edson Ivandel Scherer, 47 anos.

“Trata-se de um trabalho de grande relevância para a Polícia Civil, pois essa quadrilha tem acarretado muitos prejuízos as vítimas e principalmente as pessoas que utilizam o transporte coletivo”, afirma o delegado-chefe da DFR, Osmar Dechiche.

As investigações continuam para que outras quadrilhas sejam presas. Todos os suspeitos foram e autuadas seguem à disposição da Justiça.