Membros do Sindimoc participam hoje de ação de fiscalização da saúde em São José dos Pinhais

Neste quinta feira (27), os trabalhadores da nossa categoria Guiomar Angelelli e Rouderlei de Jesus Pereira (Pico), que integram a diretoria do Sindimoc, estão participando de Auditoria Cívica da Saúde em São José dos Pinhais. Trata-se de um projeto da Força Sindical do Paraná e do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, que realiza auditoria nas unidades de saúde do município. A iniciativa capacita cidadãos para fiscalizar as Unidades Básicas de Saúde nas cidades. Em São José dos Pinhais, já foram monitoradas 24 UBS. A primeira auditoria, realizada no ano passado, apontou mais de 200 itens a serem corrigidos. Em abril desse ano, auditoria parcial apontou que Prefeitura tinha resolvido 58% dos itens apontados. As auditorias tem quatro focos: estrutura e instalações, qualidade de atendimento, pessoal e medicamentos.

Nesta quinta e sexta-feira, os auditores cívicos voltam às Unidades de Saúde de SJP para fazer o Relatório Final da Auditoria. Serão novamente monitoradas todas as unidades. Essa é a vistoria final de um total de três vistorias.

Na sexta-feira, à tarde, os itens não solucionados serão encaminhados à Promotoria de Saúde do Ministério Público do município, na pessoa do promotor de saúde, Willian Lira de Souza. Ele já abriu, no ano passado, um Procedimento de Acompanhamento para monitorar as ações da prefeitura estava tomando para solucionar os problemas apontados pela Auditoria Cívica. Os relatórios também serão novamente protocolados na Secretaria Municipal de Saúde de SJP, diretamente ao secretário de Saúde, Brasílio Vicente de Castro.

Participação é fundamental

O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, destaca a importância da participação de trabalhadores da categoria em iniciativas como essa. “Somos usuários do SUS, dos serviços públicos, e esse tipo de serviço só vai melhorar com a nossa fiscalização, com a nossa cobrança e participação. Os gestores públicos precisam e contam com essa contribuição. No final, todos ganham: nós, usuários da saúde pública, os gestores do sistema e toda a comunidade”.