Notícias do Sindimoc

Sindimoc inicia redação de projeto de lei para garantir profissão do cobrador em SJP

O Sindimoc, com apoio do setor jurídico, iniciou a redação de um Projeto de Lei para garantir que a profissão do cobrador seja preservada em São José dos Pinhais. A busca incessante pelo lucro das empresas do transporte coletivo tem aumentado à pressão sobre os trabalhadores. As empresas veem na extinção da profissão de cobrador uma oportunidade de alcançar o lucro, de maneira rápida e fácil, pagando um salário medíocre a um funcionário que trabalhará por dois.

O Sindimoc tem atuado ativamente para garantir que a profissão seja mantida. Afinal, é uma função fundamental à prestação do bom serviço à população e garante do direito de ir e vir dos usuários de ônibus, que não são obrigados a possuírem um cartão.

Os motoristas e cobradores de Curitiba e Região realizaram um ato em frente à Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Para pressionar o prefeito a tomar um atitude com relação a Lei 568/2015 que protege a função de cobrador da rede de transporte coletivo e permite que todos os cidadãos tenham o direito de ir e vir, sem a necessidade de usar o cartão transporte.

O projeto de lei, de autoria do vereador Professor Abelino, foi aprovado por unanimidade na Câmara de São José no dia 1º de outubro e teve o prazo de 30 dias para ser sancionado. O que não ocorreu.

Agora, o Sindimoc, com o apoio de seu setor jurídico, começou a formulação de um novo Projeto de Lei, sem brechas para sancionamento, que protege a função do cobrador do transporte público de São José dos Pinhais.

O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, lembra que a categoria merece respeito e o sindicato vai garantir isso. “Não podemos aceitar esse descaso. Agora a meta é formular um novo projeto e garantir a segurança no emprego do cobrador. Não vamos deixar que a ambição das empresas cause demissões em massa e sobrecarregue os motoristas.”

As ações do sindicato visam sempre o bem do trabalhador, e nos últimos meses Sindimoc liderou muitas lutas.

Ação de conscientização da população realizada pelo Sindimoc  Longa estrada

O Sindimoc vem lutando incessantemente para garantir os direitos dos trabalhadores. Nos últimos meses o Sindicato foi o protagonista de ações como: a mesa redonda para por fim à dupla função, o ato em São José dos Pinhais em defesa da função de cobrador e a assembleia que contou com a participação de 100% da categoria. Além, é claro, da fiscalização do cumprimento da Lei da Dupla Função.

O sindicato percorreu uma longa estrada, mobilizou os moradores do município em torno desta questão, montando barracas de informações que chamavam as pessoas para participarem. O interesse da população em torno da questão foi bastante grande, conforme relataram os militantes responsáveis pela iniciativa do Sindimoc nas ruas de São José dos Pinhais. Além da distribuição de um folders informativos, o sindicato conversou com moradores e políticos de São José.

E não para por aí... junto com as lutas vêm as vitórias.

Vitória em São José dos Pinhais

O sindicato se envolveu em muitas ações e após reuniões, assembleias, paralizações e muita luta garantiu o fim da Dupla Função. E agora, assim como em Curitiba, em São José dos Pinhais o acúmulo de funções finalmente teve fim.

E não vamos parar! Enquanto o trabalhador não tiver seus direitos garantidos, enquanto houver desrespeito e o descumprimento das leis, o Sindimoc intervirá pelo trabalhador!

Comente esta notícia

código captcha