A importância de registrar o Boletim de Ocorrência em caso de arrastões

Manchetes de jornais da capital denunciam o aumento no número de arrastões

Não basta todos os problemas corriqueiros enfrentados por quem pega ônibus em Curitiba, os passageiros tem de se preocupar, e muito, com os assaltos em ônibus, estações tubo e até mesmo dentro de terminais.

Os casos de assaltos ao transporte coletivo de Curitiba registravam, até setembro deste ano, uma média de sete casos diários. Foram mais de 2 mil casos. De todo o sistema de transporte da cidade, o local mais visado pelos assaltantes é a estação-tubo Coronel Luiz José dos Santos (sentido bairro), no Boqueirão. O segundo colocada fica do outro lado da rua, a estação espelho do primeiro colocado.

Apesar da falta de dados sobre arrastões, todos têm percebido o aumento desse tipo de crime, principalmente na região sul de Curitiba. Em casos de arrastões em ônibus, infelizmente cada vez mais frequentes, o registro da queixa muitas vezes não é feito pelos passageiros, seja por medo ou apenas por achar que o registro não irá resolver a situação.

Hábito que atrapalha o mapeamento dos crimes no transporte público e não contribui com a ação da polícia. O cidadão tem um papel importante para garantir a segurança pública de sua comunidade, e a denúncia dos crimes pela população contribui para a que haja mais segurança.

O que dizem as autoridades

A Polícia Militar de Pinhais nos explica, em sua página do Facebook, que casos de assaltos, ameaças, violência física e furtos são crimes que merecem punição. Para isso, é necessário que a pessoa registre um boletim de ocorrência, pois isso ajuda as vítimas e a toda comunidade.

Algumas pessoas acabam não registrando essas ocorrências ou denúncias, mas é muito importante que essa atitude seja tomada. Os motivos que impedem a população de registrar os crimes na polícia são diversos, como por exemplo, o medo de represália ou quando o criminoso é parente ou amigo próximo, além de casos não tão graves e ameaças.

Em casos de ataques constantes na mesma região, os B.O.’s alertam a polícia sobre a importância de foco na vistoria dos locais, que podem ser reforçados se forem denunciados.

Também conhecido como “BO”, é o documento que registra a notícia do crime. O Boletim de Ocorrência é o ato que dá inicio apuração de um crime cometido e é o que fornece dados para estatísticas ao poder público.

É muito importante que nós registremos qualquer tipo de ocorrência, fornecendo o maior número de informações possíveis para o poder público traçar um perfil da criminalidade além de podermos cobrar atitudes da polícia dentro de fatos ocorridos e não de supostos boatos de insegurança.