Notícias do Sindimoc

Sindimoc terá que pagar multa de R$ 1 milhão por má gestão da antiga diretoria

Fachada do Sindimoc antes de 2010, época da era negra em que sindicato era gerenciado pela antiga diretoria

Saiu nessa quarta-feira (2), decisão do Tribunal Regional do Trabalho que condena Setransp e Sindimoc a pagarem R$ 1 milhão por uma cláusula acordada antes de 2010, na anterior gestão do sindicato dos trabalhadores. A denúncia no Ministério Público do Trabalho, na época, foi feita pelo atual presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, contra a antiga diretoria, que permitia que o dinheiro roubado em assaltos fosse descontado do salário dos trabalhadores pelas empresas. O Ministério Público do Trabalho, então, entrou com ação civil pública contra Urbs, Setransp e Sindimoc. Mais de cinco anos depois, e já tendo extinguida essa cláusula, a vitória veio, recaindo a multa sobre a diretoria composta por trabalhadores.

O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, afirma que não é a primeira vez que a atual diretoria paga pelos erros da diretoria anterior, mas que isso só reafirma a necessidade de trabalhadores da categoria fazerem gerenciarem o sindicato. “Por um lado ficamos felizes ao saber que estávamos certos ao defender as reivindicações da categoria e realizar a denúncia ao Ministério Público, pois era um absurdo o que as empresas faziam com os trabalhadores. Por outro, é uma pena que a Justiça tenha demorado e a pena acabe recaindo agora em um sindicato que realmente representa os motoristas e cobradores do transporte coletivo”, ressalta o presidente.

O advogado do Sindimoc, Flavio Martins, explica que o sindicato é uma personalidade jurídica própria, independente das pessoas que ocupem sua diretoria. Por isso, mesmo erros da antiga diretoria podem recair sobre o sindicato no futuro, independentemente de quem componha a diretoria. “Infelizmente a demora da Justiça brasileira acaba fazendo com que situações como essas ocorram. Contudo, temos que valorizar o fato de Ministério Público do Trabalho e Justiça do Trabalho reconhecerem a injustiça que as empresas cometiam com seus trabalhadores assaltados”, conclui.

Comente esta notícia

código captcha