Em Blumenau, prefeitura rescinde contrato com Consórcio de empresas do transporte coletivo

Prefeitura anunciou rompimento com consórcio que operava transporte em Blumenau (Foto: Vanessa Moltini/RBS TV)

Serviço de má qualidade e falta de dinheiro levaram a Prefeitura da cidade por fim ao Consórcio Siga do transporte público em Blumenau

A prefeitura de Blumenau, em Santa Catarina, anunciou no último dia 23, o rompimento com o Consórcio Siga, responsável pelas operações de transporte coletivo na cidade. De acordo com a prefeitura, o contrato, que originalmente venceria em 2027, foi anulado em função da falta de serviço adequado e eficiente, perdas econômicas e o não atendimento de intimações do Poder Judiciário para regularizar o serviço. 

A cidade, de 309 mil habitantes, ficou sem transporte público por cerca de sete dias. Conforme a promessa do prefeito Napoleão Bernardes, uma empresa foi contratada emergencialmente, mas estima-se que o transporte público de Blumenau só volte a funcionar normalmente nesse mês.

A empresa Viação Piracicabana Ltda, foi contratada para fazer o transporte na cidade a partir de 1º de fevereiro. Isso vai durar até que a nova licitação seja feita no município.

Desde o dia 1º de fevereiro, 190 ônibus operam na cidade – 172  deles com acessibilidade. A tarifa é de R$ 3,65 conforme o decreto 10.866, de 11 de janeiro de 2016. Dentro de 180 dias, a prefeitura deve concluir a nova licitação do transporte.

Segundo reportagem do Jornal de Santa Catarina, o presidente do Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol), Ari Germer, destacou que o poder público deve manter o compromisso com a categoria de trabalhadores, de manter assegurada as vagas de motoristas e cobradores no novo sistema de transporte.

“Estou há 18 anos trabalhando na maior empresa de transporte da cidade e nos últimos três anos o sistema decaiu, não houve uma renovação de frota contínua e estamos cansados de trabalhar o mês todo e não receber. Se a situação for melhorar, todo trabalhador estará contente”.

As empresas que formavam o antigo Consórcio Siga, Rodovel, Verde Vale e Nossa Senhora da Glória, não vão recorrer da decisão, e um novo sistema de gerenciamento do transporte coletivo de Blumenau será implantado, substituindo o que vigorava há 20 anos.

Veja mais sobre o assunto clicando aqui.