29/01/2015 – Há exatos 365 dias, motoristas e cobradores encerravam greve de quatro dias depois de receber salário atrasado

Há exatamente um ano, em 29 de janeiro do ano passado, após dois dias de paralisação total e dois dias de greve com circulação da frota parcial, conseguimos com a mobilização da categoria que o Governo Estadual repassasse parte da verba atrasada e todas as empresas nos pagassem o vale atrasado. Vitória! Fizemos com que Estado e Prefeitura tratassem o transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana com responsabilidade e sentassem para negociar e planejar o seu futuro. Episódio que mostra que nossa luta contra os salários atrasados não é de hoje...

Após quatro dias de luta, podemos ter certeza que toda Curitiba e Região ficou ciente da situação em que se encontrava o transporte coletivo, assim como também temos o apoio do Poder Judiciário, da população e das outras categorias. Naquela época, o assunto não era tratado pela opinião pública como um problema crônico e repetido, como ocorre hoje.

Naquele dia provamos ser mais fortes e mais unidos, e garantimos a nossa marca na história da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país. A nossa mobilização repercutiu em todo o Brasil, sendo exemplo a ser seguido por muitas categorias.

Depois da luta, voltamos aos nossos postos de trabalho, de cabeça erguida e mãos firmes. Recarregamos as energias para as batalhas que se seguiram, e assim continuaremos!

 

Veja o vídeo de agradecimento do presidente, Anderson Teixeira, feito na época:

Veja como foi a paralisação 

Veja como o assunto foi noticiado na mídia

G1

 

Paraná Online

Folha de São Paulo