Sindimoc repudia projetos que abrem canaletas para veículos escolares

Projetos que circulam na Câmara dos Vereadores permitem a circulação de vans nas vias exclusivas de ônibus, aumentando o número de veículos na via, diminuindo sua eficácia e aumentando a insegurança

Um retrocesso. Essa é a expressão que melhor define as propostas 60/2016 e 73/2016, as duas autorizam que veículos de transporte escolar a utilizarem faixas exclusivas para ônibus em Curitiba. As proposições estão tramitando na Câmara dos Vereadores do município, e desde 16 de maio o um dos projetos aguarda andamento nas comissões da casa legislativa.

Presidente em exercício, Dino CésarEsses projetos tiram o significado de um avanço na mobilidade da capital. As faixas que vieram com o intuito de agilizar a circulação do transporte público estão cada vez menos ágeis, com as permissões de circulação de outros veículos na via.

Para nós trabalhadores, e para a população em geral, a liberação acaba prejudicando o cumprimento de horários que foi estipulado após a implantação da via, já que mais veículos acarretam mais lentidão. “Somos totalmente contra a liberação, pois daqui a pouco as faixas exclusivas deixam de ser exclusivas. Vamos entrar com um projeto na Câmara, então, para que todos devam circular nas faixas exclusivas, assim a gente fica com as vias normais”, ironiza Dino César Morais de Mattos, presidente em exercício no Sindimoc.

O presidente ainda reforça. “Queremos que a Câmara Municipal de Curitiba proponha projetos que visem maior agilidade e mobilidade com segurança para todos, dando ênfase ao transporte coletivo, e não medidas paliativas com cunho eleitoreiro".

Taxistas realizam embarque e desembarque em local proibido ao longo da via exclusiva AUMENTO NO RISCO DE ACIDENTES

A liberação da faixa exclusiva para as vans, além de diminuir a eficácia da via, colocará não só os passageiros do transporte público em risco, mas os passageiros do transporte privado também. Afinal, os táxis e vans são veículos de embarque e desembarque constante, e com esses veículos circulando na via e parando em local proibido, aumentam as chances de acidentes.

MAIS DE 170 MIL PASSAGEIROS SÃO AFETADOS PELAS MEDIDAS

  • XV de Novembro, entre Nossa Senhora da Luz e Praça Santos Andrade

Passageiros: 57,5 mil

Treze linhas: Jardim Social/Batel; Rua XV/Barigui; Detran/Vicente Machado; Capão da Imbuia/Parque Barigui; Higienópolis; Tarumã; Alto Tarumã; Sagrado Coração; Pinhais/Guadalupe; Interhospitais; Curitiba/Piraquara (parador) e Curitiba/Piraquara (direto); Hugo Lange; Augusto Stresser.

  • Marechal Deodoro, entre João Negrão e Praça Zacarias

Passageiros: 30 mil (destes, 13 mil usam linhas que passam na Rua XV)

Treze linhas: Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Jardim Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Rua XV/Barigui, Detran/Vicente Machado, Cristo Rei, Cajuru, Capão Imbuia/Parque Barigui, Alcidez Munhoz/Jardim Botânico, Fazendinha, Caiuá, Executivo/Aeroporto.

  • Desembargador Westphalen, entre Visconde de Guarapuava e Getúlio Vargas

Passageiros: 70 mil

Vinte linhas: Jardim Mercês/Guanabara, Universidades, Bom Retiro/PUC, Vila Macedo, Jardim Centauro, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba, Jardim Itiberê, Canal Belém, Alferes Poli, Guilhermina, Menonita, Vila Izabel, Vila Rosinha, Carmela Dutra, Vila Velha, Cotolengo, Ligeirinho Bairro Novo, Ligeirinho CIC/Cabral

  • Conselheiro Laurindo – o primeiro localizado na faixa da direita da via, entre a Rua Chile e a Av. Sete de Setembro; e o segundo na faixa da esquerda, entre a Av. Visconde de Guarapuava até a Travessa Itararé, próximo ao Terminal Guadalupe.

Passageiros: 50 mil

15 linhas do transporte coletivo – linhas convencionais: Santa Bárbara, Petrópolis, Solitude, Avenida Munhoz/Jardim Botânico, Erasto Gaertner, Guabirotuba, Vila São Paulo, Uberaba e Canal Belém; Ligeirinhos: Santa Cândida/Pinheirinho, Aeroporto, Boqueirão/Centro Cívico, Sítio Cercado (anti-horário), Fazendinha/Guadalupe, PUC/Rodoferroviária.

Veja momento em que taxista realiza desembarque irregular na via exclusiva de ônibus: