A Você Mulher!

Estamos vivendo novos tempos, tempos modernos para a humanidade. As mudanças surgidas com o novo século trazem enormes desafios e também oportunidades. Neste contexto está também a mulher vivendo uma nova realidade, depois de ter sido revestida, durantes séculos, de discriminação e marginalidade.

Olhando para o passado, vemos o quanto à mulher foi julgada inferior aos homens. Hoje ela tem alcançado mais espaço, que também é seu, posição de igualdade a eles, e até, em alguns casos, superior. Já vivemos o século XX, que foi o século da razão. Agora começamos a viver o século XXI, que já recebeu o título de o "século da mulher", porque aos poucos acontece o reconhecimento do que a mulher pode fazer e o que ela é capaz.

E não é muito afirmar que realmente estamos entrando numa época que a influência da mulher será forte e marcante. Por muito tempo a mulher se viu coberta por um véu negro da ignorância. Vivia num estado de inconsciência de si mesma, de seu valor e do que a cercava. Ela tem conseguido despir o seu corpo cheio de feridas e começa a se refrigerar com o ar regenerador, o vento da liberdade que, soprando sobre ela, cicatriza tais feridas.
O mundo do patriarcado foi superado e emerge uma nova sociedade consciente do respeito à mulher, a dignidade e a consciência do potencial que ela possui. Nessa nova sociedade não cabem mais as agressões pelo macho, o apedrejamento do mundo antigo, nem as castrações por algumas sociedades. Felizmente muitos padrões e falsos valores têm sido quebrados, permitindo o nascimento de uma nova mulher, sobrevivendo dignamente, sendo ela mesma, feliz, luminosa, inteira, corajosa e radiante; superando todos os medos, suas fraquezas, limitações e, sobretudo respeitada.
Todos nós temos limitações e às vezes nos sentimos impotentes, incapazes diante delas. Mas Deus está conosco. É uma atitude louvável reconhecermos as limitações. Ao admiti-las estamos aceitando a operação de um Ser Superior sobre nós – Deus.  Ele é quem abre os caminhos e as possibilidades.
Temos ouvido muitas afirmações que a mulher nunca teve tanta liberdade quanto em nossos dias. A história tem suas oscilações e a mulher já exerceu sua influência na família, fora do lar, na sociedade, por vários períodos da história humana.

Descobrimos o quanto a mulher é necessária, é importante! A mulher para ser bonita tem que ser magra!? Vale ressaltar que a beleza não é só o exterior. Aliás, a maior beleza é a interior, que acaba se revelando exteriormente.

Felizmente a mulher tem descoberto gradativamente o seu valor. E quanto mais as mulheres fazem essa descoberta, mais se vêem que seus corações fazem girar o mundo. Isto porque elas, além de dar a vida, trazem alegria, esperança, motivação. A mulher, além do apoio à família, dá apoio também aos amigos. Elas estão sempre nos bastidores, mesmo sem serem vistas. Seu trabalho aparece na vida dos homens, nos negócios, nas administrações, nas instituições, nos relacionamentos de toda espécie, pois ela tem a capacidade de harmonizar situações e possui uma inteligência que o homem não tem: a inteligência emocional, que faz desenvolver seu potencial.
É interessante observar o crescimento do trabalho feminino no decorrer dos séculos. Do insignificante ao atuante, muita coisa aconteceu, sobretudo porque têm sido vencidos muitos preconceitos.

E você mulher, como se sente hoje?
Triste, alegre ou desanimada, desvalorizada ou menosprezada?
Sua identidade não é essa. Levante e se firme de pé.
Você não pode depender de situações externas e opiniões dos outros. Na verdade, você tem um valor imenso.
Mulheres, já não é mais época de sentir ou estar pressionadas pela sociedade. Mesmo com o passar dos anos precisam ter o sorriso de menina, pois o enrugar da pele é ínfimo perante a beleza feminina.

Meus parabéns a todas as mulheres do Lar e da Sociedade, a todas funcionárias do SINDIMOC, principalmente às nossas valorosas Motoristas e Cobradoras pelo brilhante desempenho da função no Transporte Coletivo da nossa cidade!

Anderson Teixeira

Presidente DO SINDIMOC