Sindimoc - Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana » Notícias do Sindimoc


Sindeesmat-CUT fecha acordo ruim e atrapalha negociação de motoristas e cobradores

Curitiba, 02 de março de 2018

Acordo ruim do Sindeesmat-CUT com patrões congela o anuênio, dá 0% de aumento real e dez reais no vale-mercado, nivelando negociações para baixo

 

Valdernir Dias e Agisberto, do Sindeesmat. Mau acordo prejudica nossas negociaçõesOs patrões estão rindo à toa. O Sindeesmat-CUT acaba de assinar um péssimo acordo salarial que coloca uma grande pedra no caminho da negociação de motoristas e cobradores com o patronal. Não poderia ser pior. Tem ZERO por cento de aumento real nos pisos e nos salários, CONGELA O ANUÊNIO depois de cinco anos e dá apenas R$ 10,75 de “reajuste” no Cartão Alimentação. Os pisos e demais salários recebem só a inflação seca (INPC), ou seja, 1,87%. Esse é o presente do Sindeesmat-CUT para os trabalhadores de oficina e escritório do transporte coletivo da Grande Curitiba.

 

Para completar a lambança, o Sindeesmat-CUT ainda pôs na convenção um artigo dizendo com todas as letras que as rescisões contratuais terão que ser fiel às mudanças ruins da Reforma Trabalhista, não sendo obrigatório que elas sejam feitas no Sindicato. Segundo estudo do Ministério do Trabalho, em mais de 80% das rescisões, as empresas em geral lesam os trabalhadores na rescisão, e isso era barrado no sindicato.

 

A negociação do Sindeesmat-CUT com os patrões é muito ruim para nossa categoria porque tende a balizar a nossa negociação para baixo. Se nossa peleia for parar no Tribunal, o poder judiciário tende a pegar a negociação deles como parâmetro para julgar a nossa negociação.

 

Ainda assim, seguimos na luta. Não podemos nos conformar com o corte de direitos conquistados com anos e anos de luta. Vamos continuar lutando para garantir o respeito e a dignidade que merecemos!

 

Em breve, mais informações.