Obras de asfalto e construção de terminal beneficiam moradores do Centenário e Tatuquara

Serviços são fruto de solicitações de motoristas e atuação do vice-presidente do Sindimoc, Rogério Campos

Depois de solicitação feita por motoristas e cobradores de que o asfalto na região do Terminal Centenário, em Curitiba, estava em péssimas condições e sem sinalização, o vereador e vice-presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), Rogério Campos, levou a demanda à Prefeitura de Curitiba, que a atendeu. Na última segunda-feira, 27 de abril, foram iniciadas as obras de recapeamento da Rua Filipinas, beneficiando motoristas e moradores da região.

Recapeamento do asfalto próximo ao Terminal CentenárioO motorista Sidney Tomio, que trabalha com a linha Centenário/Campo Comprido, foi quem fez a solicitação de reparo do asfalto. “Eu fui trabalhar esses dias e estava horrível, cheia de buracos, ondulações na pista, chega a jogar a traseira do ônibus para cima, afundou todo o asfalto”, conta Sidney. O motorista lembra também da importância de ter alguém que represente os interesses da categoria. “Está ficando bonito e vai beneficiar todo mundo. Eu fiz a solicitação e fui atendido, e ter alguém representando a categoria é muito importante, lutando e ajudando a gente”, completa.

Rogério Campos, além de vereador, é também motorista de ônibus e defensor dos interesses da classe dos trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba. Um dos resultados dessa luta é a construção do Terminal Tatuquara, reivindicação dos moradores do bairro, um dos que mais crescem em Curitiba. O terminal será o 24º da Rede Integrada de Transporte, com um investimento de R$ 8,2 milhões, recursos do Orçamento Geral da União e também do município.

A construção do terminal era uma demanda antiga dos moradores, lembra Campos. “O Tatuquara é a região mais distante do Centro e está cercada por duas rodovias. Nunca teve vereador eleito que fosse também morador do bairro, eles apareciam de quatro em quatro anos e não faziam nada. Então eu ser eleito na região que mais cresce e conseguir trazer infraestrutura, é muito importante”, afirma Rogério, que reuniu cerca de 10 mil assinaturas em 2010 para construção do terminal. São cerca de 116 mil moradores que serão beneficiados com o terminal.

O terminal está sendo construído ao lado da Rua da Cidadania do TatuquaraAs obras começaram em janeiro de 2019 e agora estão na fase de construção dos pilares metálicos. De acordo com a Prefeitura de Curitiba, 35% da obra já foi realizado e a mesma deve ser concluída no final deste ano em uma área de 3,4 mil metros quadrados. Depois de pronto, cerca de 10 linhas alimentadoras devem passar todos os dias pelo terminal, além de contar com estrutura para receber linhas troncais, que deverão fazer a ligação com o Centro e Região Metropolitana por meio da Linha Verde. O Terminal Tatuquara contará também com lojas, banheiros públicos adaptados, sala de fiscalização e bicicletário, com cerca de 108 vagas.

Para o Sindimoc, é muito importante ter um representante da categoria no legislativo municipal. O terminal no Tatuquara irá criar novos empregos e desenvolver o sistema de transporte coletivo da capital. O novo asfalto no Centenário vai beneficiar todos os moradores da região que trafegam por lá. Por isso, as obras que estão sendo realizadas agora mostram também o compromisso de toda a categoria, por meio de solicitações e articulações, com a melhoria na vida de toda a população curitibana.

Categorias: