Aumenta a circulação de idosos em ônibus de Curitiba e secretária fala em 'medidas drásticas'

Ao divulgar o boletim diário sobre o covid-19 em Curitiba, em live nas redes sociais nesta terça (5), a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, criticou o número de pessoas que estão circulando nas ruas e no transporte coletivo da cidade sem justifcativa, principalmente idosos. Segundo ela, o expressivo aumento de idosos no transporte público, revelado em relatórios da Urbs, 'pode levar a prefeitura a tomar medidas mais drásticas ainda nesta semana'. “Não há nenhuma justificativa para essas pessoas estarem circulando e vamos ter que tomar medidas mais drásticas. O único motivo que pode levar uma pessoa com condição de saúde crônica, como diabetes, hipertensão, asma ou idosa a sair de casa é para o tratamento de saúde e não é para ir ao comércio”, disse a secretária.  “Quem está usando o transporte coletivo vai ter surpresas, porque vamos ter que restringir algumas coisas. Infelizmente as pessoas não entenderam. Talvez teremos que fazer como alguns países e limitar a circulação a 50, 100 metros de suas casas. Limitar para a proteção das pessoas”, disse. A Urbs deve divulgar nesta quarta (6) os números citados pela secretária. 

A secretária também descartou a abertura de shoppings e academias em Curitiba pelo menos até 20 de maio.“Entendemos que as pessoas estão perdendo renda, mas isso não é possível no momento, precisamos primeiro ver como vamos nos comportar com a mudança climática de agora, chuva e queda de temperatura. Nós só conseguimos trabalhar com previsão de 15 em 15 dias”, afirmou na live. "Enquanto a curva do coronavírus estiver ascendente, o isolamento social é a melhor medida e não podemos abrir nada", afirmou. 

A médica infectologista Marion Burger lembrou que países que começaram a fazer liberações pontuais passaram por pelo menos três meses de intensa infecção. “Nós estamos há um mês e meio com a circulação, sendo todos de viajantes, então consideramos a partir de 20 de maio. Então, é muito pouco para a gente saber como o vírus vai se comportar em uma situação de normalidade, então não é responsável liberar nesse momento”, disse ela. 

Segundo boletim desta terça, Curitiba tem 658 casos, sete a mais que no dia anterior. Nenhum óbito foi confirmado nesta terça, e o total segue em 26 casos. Além disso,  57 pessoas permaneciam internadas, sendo que trinta delas em UTI de nove necessitando de ventilação mecânica, os respiradores. A Secretaria de Saúde do Paraná divulgou  também nesta terça que são mais 29 casos de confirmações e cinco óbitos pela Covid-19. A doença já atingiu 1588 pessoas residentes do Paraná e levou a óbito 99 pessoas.

Fonte: Bem Paraná

Categorias: