Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba serão testados para Covid-19

De acordo com a Secretaria da Saúde, apenas aqueles que continuam trabalhando serão testados

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confirmou ao Sindimoc na última terça-feira, 16 de junho, que todos os motoristas e cobradores do transporte público da capital paranaense serão testados para Covid-19, o novo coronavírus. Ainda não há informação sobre o início das testagens e como irá funcionar. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, cerca de 55 mil testes foram recebidos e serão utilizados para identificar possíveis casos entre servidores públicos, Instituições de Longa Permanência para Idosos e a classe de trabalhadores do transporte, entre outros.

A secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, afirmou no dia 2 de junho para Rádio CBN Curitiba e também na edição do telejornal Bom Dia Paraná da última segunda-feira (15), que todos os trabalhadores que estão na linha de frente do combate à doença (o que inclui os trabalhadores do transporte), seriam testados. Guardas Municipais e as instituições de acolhimento dos idosos já estão passando por esse processo, que está sendo realizado por distritos, o que deverá ocorrer também para os motoristas e cobradores de Curitiba. A testagem não será realizada nos colaboradores do sistema metropolitano, exceto em caso de o trabalhador também operar na capital.

Ações de combate ao vírus

Devido a escalada de casos em Curitiba, novas ações foram tomadas para tentar frear a evolução do vírus. A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai reforçar cerca de 15 linhas de ônibus, que passam a operar com 100% da frota. Outras linhas também passaram a operar com mais veículos, principalmente nos horários de pico. A linha Inter 2 passou a funcionar com 100% da frota em dias úteis. Já as linhas expressas Pinheirinho/Rui Barbosa, Santa Cândida/Capão Raso e Circular Sul passaram a operar com 90% da capacidade nos horários de maior movimento. As linhas alimentadoras da região Sul da cidade trabalham com 100% no horário de pico.

Os ônibus das linhas expressas e diretas também estão saindo dos terminais com 30% de lotação. Quando atingem 50% de lotação no trajeto, os motoristas estão autorizados a não pararem nas estações. A fiscalização é feita por fiscais da Urbs e agentes da Guarda Municipal, além do apoio do Exército. Para saber quais linhas estão operando com frota 100%, clique aqui.

Foto: Antonio Américo / SESA