Sindimoc pede à Alep que motoristas e cobradores sejam priorizados na vacinação contra Covid-19

Pedido de informação foi encaminhado ao secretário estadual de Saúde para saber se há previsão no curto prazo para que a categoria seja imunizada

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) solicitou à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) informações sobre a vacinação contra Covid-19 para os trabalhadores do transporte coletivo. O pedido, que foi aceito pelos deputados estaduais, foi encaminhado ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, para que diga quais as medidas que estão sendo tomadas para garantir a vacinação da categoria e a segurança dos trabalhadores.

No pedido feito pelo Sindimoc, o presidente Anderson Teixeira ressalta a necessidade de os motoristas e cobradores serem vacinados com urgência. Mesmo transportando milhares de pessoas todos os dias, correndo o risco de serem infectados e até morrerem, os trabalhadores não estão sendo priorizados na fila de vacinação, aumentando o número de companheiros que perderam a vida para a doença.

O deputado estadual Arilson Chiorato, em seu pedido de informações ao secretário Beto Preto, questiona se há previsão, no curto prazo, para a vacinação dos trabalhadores do transporte coletivo em todas as regiões do Paraná. Há registros de que outros estados já iniciaram a imunização dos trabalhadores do transporte, como São Paulo. Chiorato pergunta também quais as ações que estão sendo tomadas pelas secretarias da Saúde e de Planejamento para evitar a contaminação no transporte público.

Teixeira ressalta que nos últimos meses a doença tem vitimado cada vez mais trabalhadores. “Provavelmente em razão da altíssima transmissibilidade desta nova variante do vírus, a situação agravou-se muito, tanto na quantidade de contágios quanto no número de óbitos, o que também gera um grande número de afastamentos no trabalho. O transporte coletivo não pode parar, mas estes trabalhadores precisam ter mais segurança”, destaca o presidente do Sindimoc.

Outro ponto destacado pelo Sindimoc é a lotação dos ônibus. O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), após estudos, pediu a suspensão da operação do transporte. A Prefeitura de Curitiba conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) para manter a operação, mas nada fez para resolver o problema dos ônibus lotados.

Esta não é a primeira vez que o Sindimoc trabalha para a vacinação da categoria. A entidade já fez uma série de pedidos para a Prefeitura, Urbs, Governo do Estado e Comec para priorizar a vacinação dos trabalhadores do transporte, que desde o início da pandemia estão na linha de frente. Graças a esse trabalho garantimos que os motoristas estivessem no quarto grupo de vacinação, mas não deixamos de lutar para que eles fossem vacinados juntamente com os primeiros grupos.

Clique aqui e veja o requerimento feito pelo Sindimoc à Alep.