Motoristas e cobradores serão vacinados contra Covid-19 nos próximos dias com a vacina da Janssen

Sindimoc trabalhou desde o início da imunização para que a categoria fosse priorizada na vacinação

O Governo do Paraná anunciou nesta quarta-feira, 9 de junho, que o primeiro lote da vacina da Janssen contra a Covid-19, que chega ao estado nesta sexta-feira, será destinada para os trabalhadores do transporte, entre eles os motoristas e cobradores. Desde o início da vacinação, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) tem buscado a priorização da categoria, trabalho que deu resultado.

Além dos motoristas e cobradores, as doses serão destinadas para caminhoneiros e trabalhadores do transporte rodoviário e ferroviário. De acordo com o governo, o novo grupo a ser vacinado soma cerca de 178 mil pessoas. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) estima que 150 mil doses serão destinadas ao estado, o que cobriria cerca de 84% do grupo.

A expectativa é que a vacinação comece na segunda-feira (14) ou, no melhor dos cenários, já no próprio sábado, uma vez que é necessário fazer a logística após a chegada do imunizante nos municípios. Outro ponto importante é a agilidade na vacinação. O secretário da Saúde, Beto Preto, informou à Assembleia Legislativa do Paraná que todos os esforços serão feitos para imunizar esses grupos assim que as doses cheguem ao estado.

Para o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, a inclusão nesta etapa da vacinação dos motoristas e cobradores é uma vitória de toda a categoria, fruto da confiança dos trabalhadores no sindicato, que vem batalhando pela vacina desde o início. "A luta foi grande pela chegada desse momento, mas valeu a pena por saber que a nossa categoria terá, enfim, uma garantia de segurança no dia a dia do seu trabalho”, destaca Teixeira.

CATEGORIA DEVE PRIORIZAR A VACINA DA COVID-19

Com a notícia de que a categoria será vacinada contra Covid-19 nos próximos dias, surgiram dúvidas quanto a qual imunizante deve ser priorizado: da Covid-19 ou da gripe, este último disponibilizado nesta quarta (9) aos trabalhadores do transporte.

O intervalo entre uma vacina e outra é de 15 a 20 dias. No caso, solicitamos que os trabalhadores que AINDA NÃO TOMARAM A VACINA DA GRIPE AGUARDEM e só a tomem depois de receberem a vacina da Covid-19. Isso porque o coronavírus é uma doença que pode ser mais grave e letal. Ou seja: tome primeiro a vacina da Covid-19 e só depois de 15 dias procure uma unidade de saúde para se vacinar contra a gripe.

VACINA DA JANSSEN

Diferente das outras vacinas aplicadas no Brasil (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer), a vacina da Janssen é de dose única. De acordo com os estudos do imunizante, ela oferece uma proteção completa contra hospitalizações e mortes. A pessoa pode até contrair o vírus, mas terá uma forma muito leve da doença.

Veja abaixo a fala do presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, sobre o início da vacinação para a categoria.